Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Governador Ratinho Junior garante que uso de máscaras ao ar livre será liberado

Hoje os deputados aprovaram a flexibilização do uso de máscaras em lugares ao ar livre. Agora o projeto segue para sanção do governador

Foto: Jonathan Campos/AEN
Foto: Jonathan Campos/AEN
Governador Ratinho Junior garante que uso de máscaras ao ar livre será liberado
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de março de 2022 às 16h36 - Modificado em 16 de março de 2022 às 21h46
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O governador Ratinho Junior (PSD) falou nesta quarta-feira (16) sobre a liberação do uso das máscaras no Paraná durante um evento para a assinatura de um convênio com a Prefeitura de Colombo para a construção do Hospital Geral.

Hoje os deputados aprovaram em segundo e terceiro turnos a flexibilização do uso de máscaras em lugares ao ar livre. O primeiro turno da votação aconteceu na última terça-feira (15). Agora o projeto segue para sanção do governador.

Segundo Ratinho Junior, a Secretaria de Estado Saúde (Sesa) está avaliando os cenários e deve regulamentar a liberação do equipamento de proteção em decreto, que deve ser divulgado ainda nesta quarta. Lugares como estádios, academias, ônibus e espaços de eventos podem ter regras específicas. Em relação às escolas, o governador afirmou que é a favor de que crianças não usem máscaras, por serem menos atingidas pela covid-19:

“É uma demanda hoje muito grande a questão psicológica das crianças, então estamos trabalhando isso. Mas a questão do não uso de máscara em área aberta vai acontecer”. 

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a equipe técnica da Sesa já está trabalhando nas regras para o novo decreto caso o projeto da Alep seja aprovado. Sobre as escolas, a secretaria avalia a possibilidade de as máscaras serem liberadas para crianças menores de seis ou 12 anos.  

Beto Preto ainda disse que, a partir do momento que o uso de máscaras ao ar livre deixar de ser obrigatório, a Sesa deve reavaliar os números da covid-19 dentro de dez dias e o estado pode ter mais flexibilizações: “Se os números continuarem baixando, é possível que nós possamos avançar para flexibilizar também em ambientes fechados”. 

(Reportagem: Massa News com OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.