Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Secretaria Municipal de Educação irá fazer um levantamento dos estragos causados pelo fogo na Escola Municipal Rocha Pombo em Cruzeiro do Oeste. O incêndio de grandes proporções foi registrado na madrugada desta segunda-feira (14).
As aulas na escola foram suspensas nesta segunda-feira. E os alunos serão remanejados para outras instituições a partir de terça-feira (15). A Prefeitura de Cruzeiro do Oeste irá disponibilizar transporte público aos estudantes desta região.
“Eu estive aqui desde às 05h30 quando fiquei sabendo do ocorrido. Nossas crianças e funcionários estão dispensados, isto porque estão todos abalados. Além da perda financeira por conta das proporções, tem toda a questão afetiva, nossos alunos se abraçavam e choravam ao ver a nossa escola assim, contou a Secretária de Educação Onilda Andrade De Almeida Barbosa.
A Escola Rocha Pombo foi a primeira da cidade a ofertar o ensino em tempo integral às crianças. Fundada em 1969 os professores, e a comunidade tem histórias que mudaram a vida de muitas pessoas que por ali passaram. A instituição está em uma área carente do município.
“A escola tem uma referência muito forte dentro de um bairro. As crianças tem a escolaridade e as oficinas, e eles aqui passam o dia. Parte da vida deles está registrada nesta escola”, enfatizou a secretária.
Hoje estão matriculados em tempo integral 143 anos. Todo o material didático e pessoal foram destruídos com o fogo. “Os estudantes passam a maior parte do tempo aqui. Como eles participam das aulas e oficinas todo o material escolar ficava guardado aqui”, observou.
Jéssica Rodrigues Pinheiro é mães de duas crianças que estudam na escola Rocha Pombo. Os dois filhos estão matriculados na instituição desde 2017 e ao ver a situação que o prédio ficou a mulher lamentou a situação. “Triste. Ontem (domingo) eu perdi o material dos meus filhos em água e hoje a escola por fogo. É um sentimento muito triste, após voltar as aulas neste ano, agora vem essa tragédia”, lamentou.
As salas das secretarias e e salas de aulas foram completamente destruídas pelo fogo, que se alastrou para as salas do fundo, mas foi contido pelos bombeiros. “Essa instituição é muito amada por todos. Hoje estamos abalados e muito triste com tudo que aconteceu. Mas temos o apoio da administração municipal e em breve vamos nos reerguer”, comentou a diretora.
O incêndio na Escola Municipal Rocha Pombo em Cruzeiro do Oeste, pode ter sido criminoso, segundo o Corpo de Bombeiros.
Uma das portas estava arrombada e em uma das paredes os criminosos deixaram escrito a sigla de uma facção criminosa – o PCC, além de frases de cunho obsceno e sexista. Porém, ainda não é possível afirmar a ligação do PCC com as chamas que consumiram a escola.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio. O local será periciado pelo Instituto de Criminalística.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais