Umuarama

O adeus à professora Neiva Pavan Machado Garcia; Unipar decreta luto oficial

Uma mulher inspiradora, símbolo da coragem, inteligência e potencial feminino. Essas são apenas algumas das características que representam a professora Neiva Pavan Machado Garcia.

Nesta segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, demos o adeus à singularidade da vice-reitora executiva da Universidade Paranaense – Unipar, que faleceu de complicações de um câncer, no hospital, na cidade de Umuarama, berço da Instituição.

“Mamãe lutou bravamente e trabalhou incansavelmente para e pela nossa família, mas também pelo crescimento da nossa querida Unipar. Jamais conseguiremos expressar em palavras o que representará a sua ausência em nosso meio… Ainda assim, com o meu coração em pedaços e já cheio de saudades, posso afirmar que os seus ensinamentos e o seu legado estarão conosco por todos os dias de nossas vidas, até que voltemos a nos encontrar”.

Dr. Carlos Eduardo Garcia, Reitor da Unipar.

À frente da Unipar desde o início da década de 1970, ela e o marido Cândido Garcia (em memória) foram mentores do projeto de implantação da Unipar, entre as maiores e melhores instituições de ensino do Paraná. Neste comando, idealizou e fez acontecer inúmeros projetos importantes, que elevaram a Universidade Paranaense e consagraram a marca em posição de destaque no cenário da Educação em nível superior.

Saudade e um legado indelével é o que ficará dessa majestosa e apaixonada professora.

A direção da Unipar de Umuarama decretou luto oficial, com a suspensão das atividades na Unidade nesta terça-feira (8).

As informações sobre o velório e sepultamento ainda serão divulgadas pela família Garcia.

SOBRE ELA

Professora Neiva Pavan Machado Garcia tinha 79 anos e nasceu em Araçatuba-SP.

Era casada com o fundador da Unipar, Cândido Garcia (em memória), mãe de Cláudia Elaine, Carlos Eduardo, Cássio Eugênio e Camilo Evandro, sogra de Amauri, Rosilamar, Viviane e Franciele, e avó de Valentina, Eduarda, Manuela, Vitor, Maitê, Camilo Júnior, Gabriel e Benjamim.

Era graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em diversos cursos da área da Educação.

O amor aos estudos e às artes fizeram da professora Neiva uma profissional versátil, criativa e de forte sensibilidade. Como educadora, evidenciava sua grande bagagem cultural e visão sempre aberta às inovações científicas e tecnológicas.

VISÃO DE FUTURO

Além de lecionar, no início dos anos de 1970 começou também a atuar em gestão de escolas no interior de São Paulo e em Rolândia, no Paraná. Em 1986 fixou residência em Umuarama. Veio com o objetivo de coordenar o processo de criação da Fiapec, Instituição que passou a integrar todas as faculdades da Apec e que daria origem à Universidade Paranaense, reconhecida em 1993.

(Assessoria Unipar)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

22 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

1 hora ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais