Foto: Reprodução Facebook

Umuarama

Falece em Umuarama Dona Neiva Garcia, vice-reitora da Unipar e educadora

Dona Neiva sempre foi grande incentivadora da educação

Foto: Reprodução Facebook
Falece em Umuarama Dona Neiva Garcia, vice-reitora da Unipar e educadora
Redação
OBemdito
7 de março de 2022 19h21

Faleceu nesta segunda-feira (7) a senhora Neiva Pavan Machado Garcia, ex-reitora da Universidade Paranaense (Unipar) e educadora. Não foi divulgada a causa da morte, nem detalhes a respeito do velório ou sepultamento, que devem ser informados posteriormente.

Em nota divulgada aos professores no final da tarde, a direção da universidade comunicou o falecimento e solicitou que as aulas de hoje fossem mantidas, pois muitos alunos já estavam vindo de cidades da região. Também foi pedido que todos fizessem um minuto de silêncio antes da primeira aula em cada turma.

Nesta terça-feira (8) estão suspensas todas as atividades acadêmicas de todos os períodos.

Dona Neiva Garcia tinha 79 anos, era viúva de Cândido Garcia (que faleceu em 9 de junho de 2018) e mãe de 4 filhos. Em 2019 foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná por sua atuação destacada junto à sociedade paranaense. 

Protagonista de um importante capítulo da história da Educação Superior do Paraná, era sócia-fundadora de uma das maiores e mais bem estruturadas universidades privadas do Estado, a Unipar, instituição criada em 1973 e que tem cerca de vinte mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e está presente em sete cidades-polo do Paraná.

Paulista, no início dos anos de 1970, Dona Neiva veio do interior do vizinho estado para o Paraná com o objetivo de investir em criação de escolas de ensino superior. À época, também foi coadjuvante da criação da Faculdade Paranaense, de Rolândia-PR.

(OBemdito e Alep)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.