Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama registra 183 casos de Covid nesta quinta; número de crianças infectadas é alto

Há apenas uma pessoa em UTI; nas enfermarias são 9 pacientes internados

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama registra 183 casos de Covid nesta quinta; número de crianças infectadas é alto
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 17h05 - Modificado em 24 de fevereiro de 2022 às 21h33
Gastro Umuarama

Divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o Boletim Covid traz informações acerca do comportamento do coronavírus em Umuarama. Nesta quinta-feira (24), 183 novos casos foram confirmados, sendo 83 mulheres (45%), 49 homens (27%) e 51 crianças (28%) – vale registrar que pela primeira vez, desde o início da pandemia em março de 2020, o total de crianças contaminadas é maior que o de homens.

O número de pessoas internadas em UTI diminuiu: hoje há apenas um paciente de Umuarama sendo tratado na Santa Casa de Misericórdia de Goioerê. Já nas enfermarias credenciadas pelo SUS para tratamento da doença existem nove pacientes (um no Cemil e oito no Uopeccan). Nenhuma morte foi oficialmente comunicada e o total de óbitos está em 339.

O número de casos ativos aumentou de 1.928 para 1.980 e o total de casos suspeitos também aumentou: de 72 para 80, indicando que 2.060 pessoas estão em isolamento domiciliar. Em quase dois anos de pandemia, 34.213 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 e deste total 31.905 se recuperaram.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, observa que os números relacionados à covid na cidade têm oscilado bastante. “Registramos queda de casos em um dia e grande aumento em outro, ou seja, isso indica que ainda não há um cenário de estabilidade nesta pandemia”, define.

No Ambulatório de Síndromes Gripais (Tenda Covid), entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, foram realizadas 167 consultas médicas e 308 exames antígenos (testes rápidos), com 133 positivos (43%) e 175 negativos (57%).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o cruzamento da taxa de positividade com o índice de internamentos classifica a cidade com “Bandeira Amarela”.

COM E SEM VACINA

Relatório emitido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Umuarama e divulgado na última segunda-feira (21), informa que, das pessoas internadas em enfermarias covid nos últimos 14 dias, apenas 38% tinham o esquema vacinal completo.

Da mesma forma, de todos os pacientes internados em UTI, só 20% tinham tomado as três doses da vacina. Finalmente, das nove pessoas que vieram a óbito neste mês de fevereiro, 22% tinham completado o esquema vacinal (que consiste em três doses).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.