Foto: Danilo Martins/OBemdito
Quem nunca recebeu mensagem de um suposto parente pedindo para depositar dinheiro, quem nunca foi enganado na hora de vender ou comprar um veículo? O golpe que se tornou comum em todo o país, corresponde a 80% dos crimes de estelionato na Delegacia de Polícia Civil de Umuarama.
O delegado chefe da Polícia Civil, Osnildo Carneiro Lemes, conversou com a reportagem do Bemdito e deu dicas para evitar que as pessoas continuem caindo em golpes virtuais.
Para ele, os crimes virtuais são facilitados pelo próprio descuido e ingenuidade das vítimas. A cada 40 Boletins de Ocorrência (BO´s), 80% deles – o equivalente a 32 casos – estão relacionados a estelionato virtual.
“Sem procurar saber quem está fazendo os pedidos de dinheiro, muitos acabam depositando o valor uma, duas e até três vezes e só depois suspeitam que caíram em um golpe”, lamenta Osnildo, orientando que as pessoas façam chamada de vídeo ou ligação para saber com quem está falando.
Como se trata de números e perfis falsos criados nas redes sociais, o trabalho de investigação da Polícia Civil se torna ainda mais complicado. Ao receberem uma ligação as vítimas devem acionar imediatamente o disque-denúncia pelo 181.
Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…
O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…
A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…
Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar
Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…
A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…
Este site utiliza cookies
Saiba mais