Umuarama

Umuarama: Acesf informa que jazigo aberto foi danificado pela ação do tempo

As imagens de um jazigo violado no cemitério municipal de Umuarama circularam pelas redes sociais e causaram indignação em muitos internautas. Nas fotos é possível ver o túmulo aberto e, dentro dele, dois caixões infantis depredados.

O diretor-presidente da Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama) Édipo Turisco, informou através de suas redes sociais que os jazigos foram rompidos pela ação do tempo. Os familiares não foram identificados desde a constatação do problema ainda na sexta-feira (11).

“…não conseguimos localizar o proprietário do jazigo para que pudéssemos informar e obter a autorização para executar o serviço de reparo, evitando deixar exposto a urna e os restos mortais daquele ente querido”, diz a nota.

Ainda segundo a nota (veja na íntegra abaixo), Turisco explica que é importante todos aqueles que possuírem concessão de jazigos no cemitério de Umuarama, que procurem a Acesf para fazer o recadastramento para facilitar a atualização do cemitério e identificação das famílias. 

NOTA DA ACESF

Esclarecimentos e informações de utilidade pública:

Estão circulando imagens nas redes sociais e WhatsApp, um problema constatado dentro do cemitério municipal de Umuarama, trata-se de jazigos danificados por falta de revestimento e que com o tempo é natural sua danificação estrutural pela exposição em dias de chuva e sol ficando exposto ao relento.

  • Informo que na última sexta-feira (11/02), foi constatado este problema e tantos outros semelhantes no qual identificamos semanalmente, porém, não conseguimos localizar o proprietário do jazigo para que pudéssemos informar e obter a autorização para executar o serviço de reparo, evitando deixar exposto a urna e os restos mortais daquele ente querido.
  • Informo ainda que é importante todos aqueles que possuírem concessão de jazigos no cemitério de Umuarama, que procurem a ACESF para fazer o recadastramento para facilitar a atualização do cemitério e identificação das famílias.
  • Quero informar que todos os serviços de zelo e revestimentos devem ser feito pelos concessionários de jazigo, no qual está previsto em contrato sendo de responsabilidade total das famílias e informado pela ACESF no ato da aquisição.
  • Comunico que muitos jazigos se encontram em estado de abandono, ficando suscetível a problemas estruturais por exposição ao relento e procedimentos administrativos previsto em lei.

E por fim, hoje faremos o tampão provisório (Brasilit) até que identificamos a família para autorização e reparo.

Desde já agradeço a compreensão de toda população de Umuarama.

Édipo Turisco
Diretor-Presidente ACESF.

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais