Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama iniciou, na última semana, a recuperação de um dissipador às margens da Avenida Presidente Castelo Branco, nas imediações do cruzamento com a Avenida Goiânia. As galerias daquela região recebem as águas pluviais de boa parte da Zona Seis, incluindo a Praça Sete de Setembro, direcionando o fluxo para a região do ribeirão Tucuruvi.
O antigo dissipador desmoronou com a ação do tempo, já que a tubulação local foi implantada há décadas. Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, a recuperação é necessária para evitar o avanço de focos de erosão.
“Esse dispositivo serve para ‘quebrar’ a velocidade da água, em dias de chuva forte, e minimizar o impacto nas encostas. O local é até arborizado, mas sem o dissipador o aumento do processo erosivo seria inevitável”, explicou o secretário.
O trabalho é executado por uma empresa terceirizada, que presta serviços de manutenção e implantação de drenagem pluvial ao município. Os escombros do dissipador antigo foram removidos e o solo já está regularizado.
Nesta sexta-feira, 11, a equipe está concretando os degraus da base e fixando as ferragens para construção de duas alas em concreto armado nas laterais, que ajudarão a proteger os barrancos. Depois serão concretados os blocos de impacto para absorver e dissipar a energia da água durante o escoamento. A previsão de conclusão é de uma semana a 10 dias, dependendo das condições climáticas.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais