Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Com níveis baixíssimos de bolsas, Hemonúcleo de Umuarama pede doações de sangue

O Hemonúcleo de Umuarama está pedindo doações de sangue de todos os tipos, porém principalmente dos tipos O- e A-, […]

Foto: Danilo Martins
Foto: Danilo Martins
Com níveis baixíssimos de bolsas, Hemonúcleo de Umuarama pede doações de sangue
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 18h29 - Modificado em 28 de fevereiro de 2023 às 22h52
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Hemonúcleo de Umuarama está pedindo doações de sangue de todos os tipos, porém principalmente dos tipos O- e A-, que se esgotaram devido à alta demanda. Para se manterem em níveis controláveis de estoques, seria necessário que em média fossem doadas cerca de 35 bolsas por dia, de segunda a sexta. Porém, não é essa a realidade, pois atualmente o banco de sangue conta com metade destas doações ou até menos do que isso.

“O Paraná vem atravessando uma crise em relação aos números de doações de sangue”, é o que informa Claudio Francisconi da Silva, diretor do banco de sangue de Umuarama. Ele diz que devido a situação emergencial e necessidade por parte de pacientes internados de Umuarama e região, bolsas de sangue têm sido trazidas de outras cidades para suprir parte da demanda de Umuarama, inclusive Foz do Iguaçu, localizada na divisa do estado, foi uma das cidades que Umuarama teve de recorrer.

Atualmente em UTI’s da cidade, três pacientes estão internados e utilizando bolsas de sangue do hemonúcleo, sendo que um deles já utilizou 18 bolsas do sangue tipo O-, e outros continuam em estado de frequente necessidade de reposição. “É um recurso que não se pode fabricar, não se pode comprar.”, disse o diretor, em conversa com o OBemdito.

É válido lembrar que doadores de sangue e medula óssea contam com benefícios direito a declaração de doação, ou caso haja algum impedimento, declaração de comparecimento no dia da doação. Tal documento pode ser apresentado no trabalho do cidadão e serve como dispensa do dia de serviço. Também são beneficiados com meia entrada para compra de ingressos em certos shows, além de isenção na taxa de inscrição para concursos públicos. É um gesto de solidariedade que, apesar do anonimato, salva vidas de várias pessoas em situação de emergência.

Como doar?

Qualquer pessoa saudável, de 16 a 69 anos pode fazer sua doação de sangue, lembrando que menores de 18 anos, somente com autorização dos pais ou responsáveis. Pessoas que já tiveram Covid-19 também podem estar realizando suas doações, tendo passado 10 dias desde a recuperação da doença. Para fazer a doação, o cidadão pode estar agendando pelo número (44) 3621-8300, ou Online, clicando neste link.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.