Umuarama 69 anos
Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Guarda Municipal de Umuarama completa 30 anos de serviços prestados à população

Atualmente a GM conta com 28 agentes – 6 mulheres e 22 homens

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Guarda Municipal de Umuarama completa 30 anos de serviços prestados à população
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de fevereiro de 2022 às 19h04 - Modificado em 5 de junho de 2024 às 20h56
Cupom Local
Atlanta Pneus
Lançoni
9 Espetaria
Porto Camargo
Gastro Umuarama

Há exatos 10.958 dias a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) está em atividade. A primeira turma, com 50 agentes, iniciou os trabalhos no dia 3 de fevereiro de 1992, sob o governo do prefeito Alexandre Ceranto (1934/2008), que vislumbrou criar uma corporação focada em garantir a segurança da população de uma forma mais próxima e dedicada. Em 30 anos de atuação, há muito o que comemorar: são mais de 5 mil atendimentos por ano.

Diretor da Guarda Municipal, o diretor Valdiney Roberto Rissato é o comandante da corporação, que conta hoje com 28 agentes – seis mulheres e 22 homens. Membro da primeira turma, ele fala da missão – e do desafio – de proteger os umuaramenses.

“Nossa central de atendimentos, pelo telefone 153, recebe os chamados mais diversos, alguns inimagináveis. Porém, uma certeza que cada um de nós da Guarda Municipal tem é que os cidadãos confiam em nosso trabalho. Recebemos várias manifestações nesse sentido; há pessoas que nos abordam na rua simplesmente para nos agradecer, para dizer que rezam por nós. Isso é gratificante e nos dá força para continuar a lutar”, resume.

Oito anos depois de criada a GMU, em março de 2000 chegou a segunda turma, com mais 10 agentes, em concurso realizado pelo prefeito Fernando Scanavaca. A terceira (e última) turma, com 24 agentes, foi efetivada em 12 de setembro de 2006, pelo prefeito Luiz Renato de Azevedo Ribeiro.

“Outros gestores até anunciaram concursos para a contratação de mais agentes para a GMU, mas até agora, 16 anos depois, nada foi concretizado, porém já temos o compromisso do prefeito Pimentel em tomar as providências para a abertura de mais 30 vagas”, comenta.

Valdiney Rissato, chefe da Guarda Municipal

Além de atuarem na segurança das famílias umuaramenses, os agentes também são responsáveis pela defesa do patrimônio público municipal, realizando policiamento ostensivo de prevenção a infrações penais, atendimentos ao trânsito e defesa civil, sendo parceiros ativos das forças policiais que atuam no município, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Hermes Pimentel, prefeito de Umuarama, faz questão de parabenizar os agentes e elogiar sua atuação diária frente aos problemas que se apresentam, sejam no trânsito, na segurança pública, na defesa social e até nas questões de apoio a socorros de emergências médicas.

“A cada manhã, quando coloca sua farda para ir trabalhar, o agente sabe que podem acontecer situações que sua vida será colocada em risco. E mesmo assim ele não recua, não se deixa abater. Todos vocês da Guarda Municipal têm o meu sincero agradecimento e admiração”, afirmou Pimentel.

A GMU está à disposição da população para prestar apoio em situações de risco e insegurança, atendendo pelo telefone 153. Todos os agentes passam por contínuos treinamentos e capacitações, seguindo instruções normativas da Polícia Federal.

A corporação possui armamentos, viaturas e dispositivos modernos para realizar apreensões, abordagens, combater a violência doméstica e contra animais, controlar problemas na sinalização de trânsito, acidentes, coibir o excesso de velocidade, a direção de condutores inabilitados ou sob efeito de álcool, perturbação do sossego público e averiguar pessoas suspeitas, entre outras funções, além de atuar em apoio aos organismos policiais e à Defesa Civil, em caso de catástrofes.

TRÂNSITO INTEGRADO

Atuando em parceria com a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), a GMU é uma das 21 unidades que integram a rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses.

O objetivo, segundo o diretor Valdiney Rissato, é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil. “É com muito orgulho que podemos afirmar que a GMU desde 1992 honra sua missão de defender o patrimônio público e proteger as famílias umuaramenses”, registra.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel