A médica oftalmologista Juliana Baggio, de Umuarama

Saúde

Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça causada pela visão

A médica oftalmologista Juliana Baggio, de Umuarama
Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça causada pela visão
Redação
OBemdito
10 de maio de 2021 11h56

As dores de cabeça são comuns no cotidiano de muitas pessoas. Em alguns casos, elas estão relacionadas a problemas oculares. OBemdito conversou com uma oftalmologista, que fornece dicas para prevenir esses incômodos no dia a dia

Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia indicam que 95% das pessoas têm dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Para algumas delas, essas dores são comuns e podem ser desencadeadas por vários fatores. Uma das preocupações mais comuns é se esses incômodos são relacionados a problemas de visão, já que nem sempre se sabe as causas. 

Para esclarecer algumas dúvidas, o OBemdito conversou com a oftalmologista Juliana Baggio, de Umuarama. A médica explica que as dores de cabeça ocasionadas por problemas oculares geralmente são de intensidade leve ou mediana. 

A profissional ressalta que as doenças oculares não costumam fazer com que a pessoa sinta dor assim que acorda, o que geralmente acontece em casos de enxaqueca.

 “Os problemas de visão não causam enxaqueca. A enxaqueca é outra doença, é uma alteração que acontece na circulação intracraniana, uma vasodilatação. O que acontece é que os estímulos luminosos, quando a pessoa está em crise, faz piorar a enxaqueca. Às vezes as pessoas confundem, mas, as dores de cabeça relacionadas a erros refrativos, são leves”.

Segundo a médica, os problemas visuais podem ocasionar dores de cabeça porque, dependendo da situação, a pessoa tem que fazer um esforço para conseguir visualizar algo. “Como o olho tentará ajustar o foco o tempo todo, acaba gerando uma tensão, que ocasiona uma dor de cabeça”.

Quais os sinais?

Conforme a oftalmologista, os sinais mais comuns que denotam que a pessoa está com dores de cabeça ocasionadas por problemas de visão são quando os sintomas aparecem após a leitura, a exposição a computadores, celulares, televisão e à claridade.

 “Essas dores acontecem mais na região frontalperiorbitária (ao redor das pálpebras). É uma sensação de dor no fundo do olho”, destaca a médica.

Os erros refrativos mais comuns de causarem a cefaleia são astigmatismo,hipermetropiapresbiopia (dificuldade para enxergar de perto). A miopia, nesse caso, não costuma trazer tanto desconforto na região da cabeça. 

A principal orientação é o uso correto de óculos ou lentes de contato. 

Cuidados frequentes

Para combater as dores de cabeça relacionadas aos erros refrativos, Juliana também indica intercalar o tempo de leitura e usar aparelhos eletrônicos com pausas, visando diminuir o tempo de exposição à luminosidade artificial. 

 “Há uma indicação do 20×20. A cada 20 minutos, pare de olhar para a tela por 20 segundos”, ensina a oftalmologista.

 Outra recomendação é a utilização de lentes próprias para quem usa muito o computador e trabalha em ambientes com lâmpadas de LED. “Essas lentes são boas porque filtram a luz azul, que também é muito irritante para os olhos”, pontua.

Para quem possui frequentemente dores de cabeça relacionadas aos problemas de visão, o ideal é que se procure um médico oftalmologista frequentemente. A quantidade de idas ao médico depende da idade do paciente.

Quantas vezes ir ao oftalmologista

O recomendável é que as crianças se consultem a cada seis meses. Os adolescentes costumam variar de grau de forma rápida, por isso a indicação é que se vá ao oftalmologista a cada seis ou oito meses. Já os adultos, a cada um ano é o suficiente. 

“Evitar muito tempo em computadores e celulares, fazer pausas de leitura ajudam a amenizar, desde que o erro refrativo esteja sendo corrigido”, sustenta a especialista. 

Há também os casos de doenças estruturais nos olhos, como as lesões, tumores e inflamações, que também causam incômodos e precisam ser tratadas. Caso as dores fortes de cabeça persistam, a orientação de Juliana é para que também se procure investigar as causas neurológicas, pois os incômodos, nessas situações, podem ainda estar relacionados a outras doenças.

SERVIÇODra. Juliana Baggio, médica oftalmologista, avenida Rio Branco, 4455, fone (44) 3624-9027 – Umuarama – PR.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.