Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Secretaria de Educação entrega 50 notebooks para escolas e CMEIs de Umuarama

Foto: Assessoria PMU
Secretaria de Educação entrega 50 notebooks para escolas e CMEIs de Umuarama
Redação
OBemdito
27 de janeiro de 2022 19h17

Para acertar os detalhes da volta às aulas na rede municipal, prevista para 7/02, a Secretaria Municipal de Educação realiza nesta semana uma série de reuniões e treinamentos com gestores das unidades. O foco é o início do ano letivo, que simbolicamente se dará às 7h50 na nova sede da Escola Municipal Evangélica, no Conjunto Habitacional Primeiro de Maio, com presença do prefeito Hermes Pimentel e da secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

A programação foi aberta na segunda-feira (24), com curso para diretores e coordenadores da rede municipal no campus III da Universidade Paranaense (Unipar). Na terça (25), durante toda a tarde, estiveram reunidos representantes da direção, coordenação e secretários escolares no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

No evento, um dos primeiros como prefeito empossado pela Câmara de Vereadores, Hermes Pimentel acompanhou a entrega de 50 notebooks que atenderão escolas e centros de ensino infantil (CMEIs).

“É bom poder utilizar a tecnologia nas nossas escolas, para melhorar a interação. Esses notebooks ficarão nas secretarias para auxiliar na gestão dos estabelecimentos de ensino e melhorar a qualidade da comunicação por áudio e vídeo em eventos on-line, que se tornaram essenciais no período da pandemia e acabaram incorporados à rotina das nossas escolas, facilitando as discussões, planejamento e reuniões”, explicou Mauriza.

A secretária agradeceu o apoio do prefeito à Educação, “ele que já nos assegurou condições para levar o ensino em tempo integral a mais escolas, ampliação das vagas nos CMEIs, a conclusão de obras de reforma e ampliação de estabelecimentos e futuramente computadores ‘chromebook’ para os alunos”, apontou.

Pimentel lembrou que é preciso “correr atrás do prejuízo causado pela pandemia na educação”. Disse que a tecnologia será importante para reverter esse quadro e que será necessário uma dedicação especial dos professores. “Há 120 dias como prefeito, e agora em definitivo, estou gostando do trabalho de todos, vendo o quanto cada um se esforça nos vários setores e especialmente na educação. Espero que consigamos recuperar o atraso causado pelas aulas remotas e melhorar a cada dia o nível educacional dos nossos alunos”, apontou.

PROGRAMAÇÃO

A secretária Mauriza e o prefeito Pimentel entregaram notebooks a representantes do CMEI São Paulo e da Escola Evangélica, em nome das demais instituições. Nesta quarta, 26, acontece a distribuição das vagas do concurso para secretário escolar, professor de 40h e professor de Educação Física (manhã) e professor de 20h (tarde), por meio da plataforma Google Meet.

Na próxima segunda, 31, será a escolha de vagas para novos auxiliares de serviços gerais (contratados via PSS) e envio do link para preenchimento do formulário pelos docentes. Dia 1º continua a escolha de vagas de professores de 20h, 40h, Educação Física, Educação Especial e secretário escolar (PSS).

A Semana Pedagógica, para preparação dos professores, inicia dia 2/02, das 8h30 às 17h, e envolverá de forma on-line todos os servidores das unidades educacionais e equipe da Secretaria de Educação – aproximadamente 1.500 pessoas – via StreamYard. Neste dia as unidades ficarão fechadas e os servidores estarão em home office. O prefeito hermes Pimentel fará a abertura e dará as boas vindas aos novos concursados.

Dias 3 e 4 haverá estudos e planejamentos nas unidades educacionais e acolhida aos professores que farão parte da Rede Pedagógica Colaborativa (RPC) no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). “Serão 30 professores que farão o planejamento coletivo das aulas a serem ministradas nas escolas. O prefeito também foi convidado a participar”, destacou a secretária Mauriza. Ainda no dia 4, das 13h30 às 17h, todos os servidores de serviços gerais terão uma capacitação on-line com abertura pelo prefeito Pimentel.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.