Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umutrans apresentou ações locais no trânsito em reunião em Curitiba

Umuarama foi uma das cidades paranaenses convidadas a apresentar, em reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões […]

Foto: Reprodução Instagram
Foto: Reprodução Instagram
Umutrans apresentou ações locais no trânsito em reunião em Curitiba
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de janeiro de 2022 às 14h55 - Modificado em 31 de janeiro de 2022 às 09h50
Gastro Umuarama

Umuarama foi uma das cidades paranaenses convidadas a apresentar, em reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), realizada em Curitiba na última sexta-feira, 21, ações de sucesso que a Diretoria de Trânsito (Umutrans) implementou nos últimos anos para ampliar a segurança a condutores de veículos e pedestres. De 2017 para 2021 o número de acidentes no trânsito da cidade caiu de 1.105 para 985, com redução também no número de óbitos – de 16 para 9.

A diminuição das mortes provocadas pelo trânsito nas ruas e avenidas foi o melhor resultado das medidas e investimentos realizados, aponta a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer. Falando ao secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, ao diretor-geral do Detran/PR, Wagner Mesquita, entre outras autoridades, a diretora fez uma apresentação completa das ações e mostrou os resultados.

“Em 2017 tivemos 1.105 acidentes urbanos e 16 mortes. A partir das ações, os números começaram a diminuir – foram 1.041 acidentes em 2018, 1.034 em 2019 e 880 em 2020, com ligeiro aumento em 2021 (985). Já as mortes no trânsito reduziram para 13 em 2018 e nove em 2020 e 2021. Entusiasta que sou, vejo grande avanço na área de mobilidade e trânsito em um futuro próximo, já que os investimentos possibilitam resultados de longo prazo”, afirmou.

Entre as ações apresentadas, destaque para o Plano de Mobilidade Urbana instituído em 2020; melhorias na sinalização viária, diversas obras de engenharia de trânsito, instalação de 150 placas indicativas, modernização e ampliação do parque semafórico, duplicação de vias de acesso, construção de mais de 10 km de ciclovias, contratação de 20 agentes de trânsito por concurso público e instalação de 24 medidos de velocidade educativos (os ‘anjinhos’).

Ainda a aquisição de etilômetros, educação no trânsito (escolinha e palestras), instalação de 17 equipamentos para fiscalizar avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres e também leitor de placas OCR (monitoramento do trânsito compartilhado com as políticas Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública do Paraná) e fiscalização móvel de velocidade (em vias com limite de velocidade de 60 Km).

A reunião do Pnatrans contou com representantes do Denatran, Detran/PR, polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Dnit, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Observatório Nacional de Segurança Viária, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), BPTran e Setran Curitiba, além da Umutrans. “Outro aspecto importante discutido foi a integração dos órgãos para uma atuação conjunta no trânsito”, completou Dianês.

PLACA PRETA

Ainda em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Estado, a diretora da Umutrans representou Umuarama no evento de lançamento da placa preta para veículos de coleção, realizado na manhã de sábado, 22. Na ocasião Dianês Piffer esteve com o diretor do Detran/PR, Wagner Mesquita, e com o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.