Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Começa a sessão de julgamento do pedido de cassação do prefeito afastado Celso Pozzobom

Defesa de Pozzobom protocolou um requerimento para suspender a sessão

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Começa a sessão de julgamento do pedido de cassação do prefeito afastado Celso Pozzobom
Jaqueline Mocelin
OBemdito
21 de janeiro de 2022 18h48

Teve início pouco após as 18h desta sexta-feira (21) a sessão especial de julgamento do pedido de cassação do prefeito afastado de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom. A sessão acontece na Câmara Municipal e todos os 10 vereadores estão presentes.

Pozzobom não compareceu. Seu advogado, Gustavo Guedes, acompanha a sessão especial por meio de videoconferência.

A perda do cargo é pedida em virtude da suposta compra de um apartamento com dinheiro do Fundo Municipal de Saúde. A denúncia contra Celso Pozzobom foi apresentada pelo eleitor Jorge Vieira.

A comissão processante que apurou as ilegalidades é composta pelo vereador Sorrisal como presidente, Ana Novais como relatora e Ednei do Esportes como membro.

A sessão é aberta ao público e também pode ser acompanhada pelas redes sociais da câmara com transmissão. É preciso ter dois terços dos votos entre os vereadores para que haja a cassação do prefeito. Celso Pozzombom está afastado das funções públicas desde setembro do ano passado, após determinação da justiça. O pedido do afastamento foi feito pelo Ministério Público do Paraná.

REQUERIMENTO DE SUSPENSÃO

Logo no início da sessão especial a defesa de Pozzobom apresentou um requerimento de suspensão da sessão de julgamento em face de suposta parcialidade de Ana Novaes e Mateus Barreto. O pedido foi protocolado na tarde desta sexta-feira.

O requerimento foi indeferido pelo presidente da Câmara, Fernando Galmassi.

No momento (18h55) está sendo lido o pedido de cassação e outros documentos relativos ao processo. A expectativa é de que a leitura demora cerca de 2 horas. Somente após isso terá início a votação.

Acompanhe a sessão aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.