Foto: Assessoria PMU

Saúde

Vacinados com Coronavac ou Astrazeneca também recebem dose três da Pfizer

Foto: Assessoria PMU
Vacinados com Coronavac ou Astrazeneca também recebem dose três da Pfizer
Redação
OBemdito
19 de janeiro de 2022 19h35

Diante de dúvidas recorrentes da população sobre a vacina contra a covid-19, manifestadas nas redes sociais, o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik Lima, explica que a dose três para todos os vacinados – independente do tipo de vacina da dose um e dose dois – é feita com o imunizante Pfizer em Umuarama.

“Não importa se a pessoa tomou as doses um e dois com Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, a terceira dose será com a Pfizer”, reforçou. Eventualmente, por uma questão de disponibilidade de vacinas, a terceira dose também poderá ser feita com a Astrazeneca.

A vacinação contra o coronavírus completou um ano nesta quarta-feira, 19, em Umuarama, e até o momento foram vacinados mais de 82,7 mil umuaramenses com a primeira dose, pouco mais de 70 mil com as duas doses e a dose única e perto de 20 mil com três doses.

“É importante deixar claro que a dose três será feita prioritariamente com a Pfizer para as pessoas acima de 18 anos que tomaram as duas doses de qualquer vacina”, acrescentou. “Não há dose três com Coronavac, nem Astrazeneca. O reforço é com a Pfizer”, explicou.

Nesta quinta-feira, 20, o cronograma de vacinação contra o coronavírus disponibiliza as doses um, dois e três da Pfizer, o reforço da Janssen (para quem tomou a dose única desse tipo) e também a segunda dose da Coronavac, para complemento do ciclo. A vacinação será realizada na Escola Municipal Malba Tahan, na Avenida São Paulo (Zona Dois), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, e no Posto Central (Coronavac).

A dose um da Pfizer está disponível para adolescentes a partir de 12 anos e adultos de qualquer idade. A dose dois se destina a pessoas que receberam a primeira dose em 28/12 ou datas anteriores (21 dias) e a dose três para maiores de 18 anos com a segunda dose no dia 18/09 (4 meses) – para quem foi imunizado com Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

Também podem receber a dose três gestantes vacinadas com a segunda dose até 18/08 (5 meses) e imunossuprimidos vacinados há 28 dias ou mais. O reforço da Janssen é para pessoas que receberam a dose única dia 19/11 ou anteriormente.

A segunda dose da Coronavac será disponibilizada para pessoas que receberam a primeira dose em 26/12 ou anteriormente, das 8h às 11h, na Unidade de Saúde Posto Central (ao lado do Pronto Atendimento 24h).

Para ser vacinado é necessário apresentar documentos pessoais (CPF, RG), cartão de vacina ou cartão SUS. Gestantes, puérperas e lactantes devem levar declaração médica e, caso tenham menos de 18 anos, documentos de emancipação ou autorização do pai, mãe ou responsável. Para adolescentes também é necessário autorização escrita ou presença do pai, mãe ou responsável no ato da vacinação, portando documento com foto, registro de nascimento ou RG.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.