Umuarama 69 anos
Sicred
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama inicia nova fase da vacinação contra a Covid na segunda-feira

Terá início a vacinação dos grupos prioritários divididos por comorbidades. Confira os detalhes na reportagem

Gilson Abreu/AEN
Gilson Abreu/AEN
Umuarama inicia nova fase da vacinação contra a Covid na segunda-feira
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de maio de 2021 às 15h50 - Modificado em 8 de maio de 2021 às 15h50
Cupom Local
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Porto Camargo
9 Espetaria
Lançoni

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (10) mais uma etapa da campanha de imunização contra o coronavírus em Umuarama. Com a vacinação por faixa etária chegando ao final (doses um e dois), para pessoas a partir dos 60 anos e também para os profissionais da linha de frente no enfrentamento à pandemia, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) e também o plano estadual, o município iniciará a vacinação dos grupos prioritários divididos por comorbidades.

O esquema de vacinação foi preparado para reduzir ao mínimo possível a incidência de filas e evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde (UBS) que serão utilizadas para oferecer a vacina à população, bem como os critérios e o cronograma. Até sexta-feira (7), de acordo com o “Vacinômetro”, Umuarama imunizou 22.317 pessoas com a primeira dose e 12.425 com a segunda, nos grupos prioritários.

A população deve ficar atenta ao novo cronograma da Secretaria de Saúde e manter as medidas de prevenção.

Na segunda (10) será iniciada a vacinação de adultos de 58 e 59 anos com comorbidades a partir das 14h, nas UBS Jardim Cruzeiro, Ouro Branco, San Remo, Posto Central e Primeiro de Maio. É obrigatório apresentar atestado médico comprovando a comorbidade conforme exigência do Ministério da Saúde. Caso haja sobra de vacinas, a idade poderá ser reduzida nos dias seguintes.

A partir de segunda-feira também será iniciada a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidade comprovada por atestado médico. As doses serão ministradas nas unidades de saúde Cidade Alta e Centro de Saúde Escola, a partir das 14h. Haverá distribuição de senhas enquanto houver disponibilidade de doses. As gestantes podem estar em qualquer estágio gestacional e precisam ter idade superior a 18 anos para serem vacinadas.

Na terça e na quarta-feira está prevista a imunização de pacientes renais crônicos que realizam hemodiálise e diálise peritonial. A vacina será aplicada in loco, no Instituto do Rim, para pacientes dos 21 municípios da 12ª Regional de Saúde.

E nas unidades de referência para vacinação de pessoas de 60 anos ou mais a vacinação continua normalmente na próxima semana, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. É necessário levar os documentos exigidos e agendar a vacinação para evitar aglomeração e para o aproveitamento total das doses de cada frasco.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo