Foto: Colaboração

Paraná

Terrenos baldios favorecem o aparecimento de cobras e escorpiões no Jardim Azaleia

Muitos lotes estão sem manutenção no bairro e o mato está bem alto

Foto: Colaboração
Terrenos baldios favorecem o aparecimento de cobras e escorpiões no Jardim Azaleia
Jaqueline Mocelin
OBemdito
19 de janeiro de 2022 08h21

A moradora no Jardim Azaleia, Josiane Silva, manteve contato com OBemdito para falar sobre o aparecimento de animais como cobras, aranhas e escorpiões em residências. O bairro está localizado em Umuarama e ainda há vários terrenos baldios (sem edificação).

Estes lotes acabam não recebendo a devido manutenção dos proprietários e o mato cresce. O matagal propicia o aparecimentos de insetos, aracnídeos e cobras. Em outros terrenos há entulhos de material de construção.

Josiane teve um grande susto ao se deparar com uma cobra na noite de segunda-feira (17). Ela disse que o animal estava quase entrando em sua residência. Na hora do medo e do susto acabou acertando a cobra.

A moradora conta que só percebeu a cobra quando seu cachorro começou a latir. “Sei que agi errado, mas na hora do medo e pensando nas crianças dos meus vizinhos, que se foge pra lá, poderia ser perigos. As crianças são pequenas, de 1, 3 e 4 anos”, afirmou.

Ela também falou que aranhas são bem comuns no bairro e nos últimos dias os escorpiões e cobras começaram a aparecer com mais frequência.

O escorpião (da foto) apareceu na casa de uma vizinha. Josiane disse que os moradores têm um grupo de WhatsApp e sempre há relatos de animais peçonhentos encontrados nos imóveis. “Sei que já temos uma mata perto, mas com os terrenos vazios com mato alto acabam surgindo mais animais no bairro”, disse.

ORIENTAÇÃO

A Prefeitura de Umuarama possui uma equipe responsável pelos animais peçonhentos, que recolhe escorpiões, cobras, entre outros; faz busca ativa e orienta a população onde esses bichos aparecem. O telefone da Vigilância Ambiental é o (44) 3639-1900.

Em caso de picada, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente, indo à Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou Pronto-Atendimento e hospitais.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.