Paraná

Limpeza do Lago Aratimbó está terminando; represa será repovoada com peixes

Foto: Assessoria PMU
Limpeza do Lago Aratimbó está terminando; represa será repovoada com peixes
Redação
OBemdito
14 de janeiro de 2022 18h47

Com mais uma semana de trabalho deve ser concluída a limpeza do Lago Aratimbó, que segue em ritmo acelerado. O prefeito interino Hermes Pimentel visitou o local na manhã desta sexta-feira, 14, e ficou satisfeito com os resultados. “A visão já é outra. Assim que a areia for removida e o nível do lago for normalizado, teremos um cenário muito mais agradável para os frequentadores que passam as tardes e finais de semana naquele ambiente”, comentou.

A empresa contratada pela Prefeitura para o serviço vem retirando do local cerca de 130 viagens de areia por dia. Já foram levadas mais de 1.900 viagens de caminhão e ainda restam cerca de 600 para finalizar a limpeza. Quando o nível da água for restabelecido, a parte superior da passarela terá cerca de um metro de profundidade e na parte inferior o lago será mais profundo.

“O cartão-postal da cidade está retornando. Em breve vai dar gosto passear ali. Além de recuperar a represa, temos ganhos ambientais e planejamos algumas melhorias para os próximos meses”, apontou Pimentel.

Está prevista uma reforma na passarela e também o repovoamento com espécies nativas de peixes. “Vamos soltar cerca de 20 mil peixes juvenis de espécies que fazem parte da fauna aquática local. Será necessário restringir a pesca para que eles se desenvolvam”, explicou o diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio.

A limpeza do lago foi uma das primeiras ações do prefeito, ao assumir o Executivo. O trabalho começou no final de novembro. Os sedimentos são retirados da represa por uma escavadeira hidráulica e destinados à recomposição de aterros. “O lago ficou muitos anos sem cuidado”, disse o diretor. “Agora faremos a limpeza periodicamente, até que seja possível implantar um sistema para evitar o assoreamento”, completou. “Daqui para frente o local terá a devida atenção e a conservação da Prefeitura”, assegurou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

LEIA TAMBÉM