Foto: Assessoria PMU
Atendendo a um pedido pessoal do prefeito interino Hermes Pimentel, o governador Ratinho Júnior enviou à Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei transferindo do Estado para o município a posse sobre um terreno de 2.145,17m² localizado na Avenida do Rio Branco, ao lado do Centro Cultural Vera Schubert.
O pedido foi feito durante visita do governador a Umuarama, em novembro passado, para entrega de uniformes aos alunos dos colégios cívico-militares da cidade.
Pimentel aproveitou a oportunidade para solicitar – via ofício, na época – a cessão do terreno com a intenção de construir um prédio para abrigar secretarias municipais que hoje pagam aluguel. “O dinheiro que gastamos hoje com locação de imóveis será revertido em áreas essenciais, como educação e em saúde. Por isso pedimos ao governador que analise com carinho nossa solicitação”, pontuou o prefeito, na ocasião.
Ciente da importância do pedido, o governador Ratinho encaminhou projeto de lei à Assembleia ainda em dezembro de 2021. A proposição tramitou pelas comissões, recebeu aprovação dos deputados estaduais em plenário e no último dia 17 deu origem à Lei 20.924/2021, publicada no Diário Oficial do Paraná, autorizando o governo a doar o terreno ao município de Umuarama. A informação foi confirmada ao prefeito Pimentel nesta quinta-feira (13).
Inserido em um imóvel com área total de 4.218,75 m², o espaço destina-se à prestação de serviços públicos municipais com cláusula de inalienabilidade – não pode ser vendido nem utilizado para fim diverso do especificado, sob pena de reversão ao patrimônio estadual. A escritura pública e o registro junto ao cartório deverão ocorrer até 31/12/2023, custeadas pelo município.
O terreno é bem localizado, no Centro Cívico, e abrigará instalações administrativas de secretarias hoje instaladas em prédios de terceiros, como a Saúde, ou em imóveis cedidos de forma condicional ao município, como a Assistência Social.
“Além da economia de recursos que teremos deixando de pagar aluguel, vamos aproximar os serviços da população, concentrando as estruturas administrativas num só lugar – o Centro Cívico – mais próximo e acessível a todos”, apontou Pimentel.
O prefeito já determinou à Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação a elaboração do projeto estrutural para construir a edificação, que terá amplo estacionamento e acesso pela Avenida Rio Branco.
“A ideia é ter uma estrutura moderna, prática e funcional para melhorar o atendimento à população e assegurar boas condições de trabalho aos servidores municipais. O município só tem a ganhar com esse investimento e somos muito gratos ao governador Ratinho Júnior pela doação”, completou, ao visitar o terreno ao lado do secretário municipal de Saúde, Herison Cleick da Silva Lima, e da equipe da Secretaria e Obras.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais