Umuarama

Saúde comunica que não haverá vacinação Pfizer neste sábado e na segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Umuarama informou no final da tarde desta sexta-feira (7) que todas as 3.600 doses do imunizante Pfizer, recebidas nesta semana, já foram aplicadas. Desta forma, segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, não haverá vacinação neste sábado (8) e nem na próxima segunda-feira (10).

Segundo ela, o município aguarda o envio de mais doses pelo Estado para que possa prosseguir com o cronograma de vacinação. “A expectativa é de que o Estado encaminhe na próxima segunda-feira outro lote às regionais que não receberam as vacinas. A campanha foi um sucesso nesta sexta-feira. As quatro unidades básicas de saúde que estavam realizando a imunização ficaram lotadas e a população compareceu em massa para se vacinar. Ficamos muito felizes com isso, pois é uma arma importantíssima para vencermos essa pandemia”, observou.

A expectativa é de que o Estado encaminhe na próxima segunda-feira (10) outro lote que às regionais que não receberam as vacinas no sábado. Já para o início da semana, está previsto o envio de mais 121.464 Pfizer, que deverão ser repassadas aos municípios.

Jaqueline informou que na segunda-feira haverá vacinação apenas para quem ainda não completou o ciclo de imunização do Reforço Janssen. “A UBS do Jardim Cruzeiro vai disponibilizar o imunizante das 8h às 11h para pessoas que receberam a dose única da Janssen no dia 10/11 ou datas anteriores. Vale lembrar que a campanha acontece enquanto houver disponibilidade de vacinas e que é necessário levar até os locais de vacinação um documento com foto e a carteirinha da vacina”, destaca.

Esforço conjunto

Para conseguir aplicar 3.600 doses, os profissionais de saúde trabalharam com determinação e sem intervalo, tudo para garantir que o cidadão ficasse o menor tempo possível na fila. “Muita gente dá preferência à UBS Lisboa, então a lotação foi grande e infelizmente recebemos algumas reclamações. Porém, em vários momentos do dia, as UBSs Central e Guarani/Anchieta, por exemplo, ficaram praticamente sem fila alguma. Mas o importante é que, ao finalizarmos as atividades do dia, todos haviam sido atendidos”, comentou a diretora de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli Rosa.

Ela conta que cada equipe de vacinação é formada por 12 profissionais: quatro técnicos de enfermagem, uma enfermeira e mais sete administrativos. “Enquanto sete pessoas fazem os cadastros e toda parte burocrática, cinco pessoas aplicam as vacinas. É um trabalho muito bem organizado e principalmente feito com muito profissionalismo e carinho, porque todos têm o mesmo objetivo, que é lutar para pôr um fim nessa pandemia”, pontuou.

(Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais