Paraná

Regionais recebem 380 mil unidades de Tamiflu e 315 mil vacinas contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descentralizou nesta quarta-feira (5) 246.900 unidades do antiviral para o tratamento da síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, o fosfato de oseltamivir (Tamiflu), para as Regionais de Saúde, fechando um pacote de 380 mil cápsulas do medicamento. Ontem já haviam sido distribuídas 133.100 unidades para a 10ª RS, 20ª RS, 17ª RS e 16ª RS.

“Já solicitamos mais remédios ao Ministério da Saúde, mas medidas não farmacológicas também devem ser respeitadas, pois não valem só para a Covid-19, valem também para a Influenza. Uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel são algumas delas. E em casos de contaminação, o principal é que as pessoas busquem o atendimento nas Unidades de Saúde espalhadas por todo o Estado”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a prescrição deste medicamento deve ser baseada em julgamento clínico e ser feita preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início da doença, lembrando também da importância de outros cuidados.

A Sesa também mandou, via terrestre, 315.234 vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes são referentes à 75ª remessa do Ministério da Saúde, destinada à dose de reforço (DR) e primeira e segunda doses (D1 e D2) da população a partir de 12 anos.

A Regional de Saúde de Umuarama recebe 7.098 doses de imunizantes contra a Covid.

Do total, 315.054 são vacinas da Pfizer/BioNTech, sendo 59.436 D1 e 49.836 D2 da população em geral acima de 12 anos, além de 205.782 doses de reforço.

Outras 150 vacinas Coronavac/Butantan e 30 AstraZeneca foram distribuídas por solicitação dos municípios para completude vacinal com D2 de pessoas de 18 a 59 anos.

“Esta é a primeira distribuição de vacinas em 2022. São doses que contemplam a população em geral, incluindo os adolescentes. Muitas pessoas estão em férias, com os filhos em casa, e podem aproveitar para colocar as vacinas em dia. Completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço ajuda a blindar a transmissão do vírus no Paraná”, disse Beto Preto.

Confira a distribuição de doses enviadas nesta quarta-feira (5) por Regional de Saúde:

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Você sabia que Umuarama tem sítios arqueológicos de 8 mil anos?

A história de Umuarama pode ser bem mais antiga do que muita gente imagina. Antes…

2 horas ago

Vaquinha busca ajudar mãe e três filhos após incêndio destruir casa em Umuarama

Uma campanha de arrecadação foi criada para ajudar Vanessa Ortiz Amaro Luz e os três…

3 horas ago

Sandro Alex propõe ampliar estrutura de combate a crimes cibernéticos no Paraná

A expansão dos crimes praticados pela internet levou o candidato ao Governo do Paraná Sandro…

4 horas ago

Do tatame à arbitragem: Marco Suguimati conquista graduação nacional B no judô

Aos 45 anos, judoca que começou no esporte aos 10, foi técnico da Seleção Paranaense…

5 horas ago

Em Ponta Grossa, Moro e Flávio Bolsonaro defendem impeachment de Alexandre de Moraes

A defesa do impeachment de Alexandre de Moraes foi um dos principais pontos da passagem…

6 horas ago

Morador que morreu após agressão no quintal de casa em Serra dos Dourados é identificado

Foi identificado como Odilon Lima, de 34 anos, o homem que morreu após ser encontrado…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais