Umuarama

Vacina BCG, contra a tuberculose, ficará disponível na UBS Lisboa durante as férias coletivas

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos pais e responsáveis por recém-nascidos que a imunização com a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), contra a tuberculose, ficará disponível nos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2021 e 3, 4 e 5 de janeiro de 2022, sempre das 13h30 às 16h na unidade básica de saúde do Jardim Lisboa.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Simony Rodrigues Berdarnelli Rosa, a vacina deve ser feita a partir do nascimento até a criança completar quatro anos de idade. “O Ministério da Saúde incorporou a vacina BCG no calendário nacional de vacinação em 1977, o que tornou obrigatória a administração do imunizante em crianças, junto de outras vacinas”, detalha.

Simony observa que pais e responsáveis devem contribuir com a cobertura vacinal da BCG. “A BCG, além de proteger contra a tuberculose, também reforça o sistema imunológico da criança para outras doenças. Estudos identificaram que a vacina propicia uma resposta imune nas crianças, fazendo com que elas adquiram uma imunidade ‘treinada’ e mais preparada para enfrentar outras infecções. Por isso, é tão fundamental a vacinação das crianças logo nos primeiros dias de vida”, destaca.

A vacina é disponibilizada gratuitamente, sendo normalmente administrada na maternidade ou nos postos de saúde logo após o nascimento da criança ou o mais rapidamente possível. “Essa vacina apresenta uma eficácia elevada, principalmente contra a forma disseminada da tuberculose, com cerca de 78% de proteção”, afirma Simony, instruindo que os pais levem a carteirinha de vacinação.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

23 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

39 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

60 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais