Umuarama

Servidores presos liberaram vacinas para parentes até de outras cidades

Entre as tantas provas levantadas para o desencadeamento da Operação Metástase em Umuarama está a liberação de vacinas contra a Covid-19 pelos dois servidores municipais presos a parentes e amigos, fora do grupo prioritário, e que nem moram na cidade. 

Pelo menos três pessoas receberam a primeira dose, mas ainda não foram imunizadas com a segunda dose. Outros sete casos de ‘fura-filas’ estão sendo investigados.

A informação é do promotor Diogo Araújo de Lima, do Gepatrias (Grupos Especializados na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa).

A Operação Metástase tem como objetivo principal a apuração do suposto desvio de R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde. Sete pessoas foram presas nesta quarta-feira (5), sendo cinco empresários, dois servidores municipais e um secretário parlamentar em Brasília, que acabou sendo exonerado. 

Promotora do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Juliana da Costa disse que não há provas do envolvimento da secretária de Saúde do município no esquema, Cecília Cividini, no ‘fura-filas’. 

Da mesma forma, não há como comprovar que o prefeito Celso Pozzobom tivesse conhecimento da ilegalidade. 

O que existem são gravações telefônicas e documentos que levam à participação dos dois servidores. Eles mesmo já teriam recebido a primeira dose da vacina.

Auxiliados por um forte aparato policial, com vários homens e pelo menos oito viaturas durante toda a operação, os promotores estiveram na sede da 12a Regional de Saúde e levaram arquivos e documentos que podem à total segurança de que houve o desvio de vacinas. Ao contrário do divulgado na cidade em grupos de internet, ninguém foi detido na Regional.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que está contribuindo com as investigações e que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é dos municípios para os quais as doses são repassadas, dentro do Plano Nacional de Imunização.

Redação

Recent Posts

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 minutos ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

19 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

43 minutos ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

59 minutos ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

1 hora ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais