Nova pesquisa Ipec, publicada nesta terça-feira (14), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está 27 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida para a eleição de outubro próximo.
A ampla margem mostra que o petista venceria no primeiro turno, uma vez destinados a ele superariam a soma de todos os outros possíveis candidatos.
Dois cenários foram trabalhados pelo instituto de pesquisas, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. Veja:
De acordo com o Ipec, as intenções de voto no ex-presidente Lula são mais expressivas entre os que avaliam a administração de Bolsonaro como ruim ou péssima (68%); os que moram no Nordeste (63%); os que moram nas periferias das capitais (55%) e os católicos (54%).
Além disso, o instituto avalia que as intenções de voto em Lula são maiores quanto menor a renda familiar mensal e a escolaridade dos entrevistados.
O ex-presidente tem 32% entre quem tem renda familiar mensal acima de 5 salários mínimos e atinge 57% entre quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo. Atinge 40% entre os com nível superior e chega a 55% entre os que têm o ensino fundamental.
Já Bolsonaro, tem maiores intenções de voto entre os que avaliam sua administração como ótima ou boa (75%); os moradores da região Norte/Centro-Oeste (29%) e Sul (27%) e os evangélicos (33%), dado em que aparece tecnicamente empatado com Lula.
O Ipec também afirma que as menções ao presidente aumentam quanto maior a renda familiar mensal e escolaridade dos entrevistados. Passa de 14% entre quem tem renda até 1 salário mínimo; e tem 30% entre que tem renda acima de 5 salários. Tem ainda 18% das menções entre quem tem o ensino fundamental e atinge 25% entre os mais escolarizados.
Segundo o estudo, o ex-juiz Sergio Moro se destaca entre os eleitores que residem na Região Sul, com 11%. Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
O levantamento do Ipec foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores em virtude da mudança dos nomes testados.
(Com informações do O Estado de Minas)
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…
Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…
A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…
São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…
A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais