Mundo

Lula lidera na Oceania e Ásia, mas Flávio Bolsonaro conquista maioria no Japão

Brasileiros que votaram no exterior neste domingo (25) registraram resultados diferentes para os dois candidatos à Presidência da República em disputa no segundo turno das eleições de 2026.

Os primeiros boletins de urna divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a votação variou entre os países onde há seções eleitorais.

Na Austrália, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 6.017 votos, equivalentes a 63,46% dos votos válidos contabilizados nos dados divulgados. Flávio Bolsonaro (PL) teve 3.465 votos, ou 36,54%.

Na Nova Zelândia, Lula também ficou à frente, com 418 votos (80,54%), enquanto Flávio recebeu 101 (19,46%). Na China continental, o petista somou 375 votos, correspondentes a 73,67%, contra 134 votos (26,33%) do candidato do PL.

O resultado foi diferente no Japão. Flávio Bolsonaro recebeu 28.538 votos, ou 80,08%, enquanto Lula teve 7.098 votos, equivalentes a 19,92%.

Em Hong Kong, a diferença foi menor. Flávio obteve 133 votos (51,15%), contra 127 (48,85%) de Lula. Nos Emirados Árabes Unidos, o candidato do PL registrou 772 votos, ou 54,56%, enquanto o presidente recebeu 643 votos (45,44%).

Os números são parciais, divulgados a partir dos boletins de urna disponíveis durante a apuração. A distribuição dos votos pode ser acompanhada por país e localidade nos dados eleitorais.

Votação no exterior

Em 2026, os brasileiros residentes fora do país puderam votar para presidente em 186 localidades. Segundo o levantamento do Nexo Jornal com dados do TSE, uma localidade eleitoral pode abranger eleitores de cidades próximas. No Japão, por exemplo, a votação associada a Nagóia reúne eleitores de diferentes municípios.

No primeiro turno, Lula havia recebido 157.387 votos no exterior, o equivalente a 47,57% dos votos válidos. Flávio Bolsonaro somou 143.900 votos, ou 43,49%.

A votação no exterior segue regras próprias de organização por localidades, mas os eleitores escolhem os candidatos à Presidência da República. Os resultados completos devem ser consultados nos canais oficiais da Justiça Eleitoral.

(Com informações dos boletins do TSE)

Rudson de Souza

Jornalista e historiador, construiu sua trajetória entre o jornalismo impresso e o digital, com atuação em diferentes editorias e foco na reportagem, na investigação jornalística, na apuração rigorosa e no relacionamento com fontes. Possui especializações em Toolkit de IA para News, pela Google News Initiative, e em Storytelling e Técnicas de Apresentação: Conceitos Gerais de Comunicação, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Recent Posts

Goleira Maria sofre grave lesão e desfalca o Umuarama Futsal na reta final da temporada

A goleira Maria Aparecida Angelo Borges, conhecida como Maria, sofreu uma fratura na região do…

3 minutos ago

Eleições 2026: Saiba como acompanhar a totalização dos votos após as 17h

O 2º turno das Eleições 2026 acontece neste domingo (25) e é possível acompanhar, em…

43 minutos ago

Morte de Thaynara Brito une Umuarama e Maria Helena em luto; saiba detalhes da despedida

A morte de Thaynara Viana Brito, de 26 anos, causa comoção em Umuarama. Moradora do…

2 horas ago

Entenda como ocorreu o acidente que matou casal e feriu jogador de Umuarama e a namorada

O atleta Felipe Sposito de Lima, de 20 anos, conhecido como Sposito, está internado em…

3 horas ago

Ventos, sal e temperatura: o que move as correntes oceânicas

As correntes oceânicas movimentam a água dos mares por meio de uma combinação de forças.…

3 horas ago

Lucas Pinheiro vence abertura da Copa do Mundo de Esqui Alpino

Lucas Pinheiro Braathen venceu a etapa de abertura da Copa do Mundo de Esqui Alpino…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais