Foto de Luiz Fernando Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Propaganda eleitoral termina nesta sexta; veja o que é permitido

TV com aviso de horário eleitoral gratuito brasileiro.
Foto: Arquivo
Foto de Luiz Fernando
Publicado em 23 de outubro de 2026 às 13h40 - Modificado em 23 de outubro de 2026 às 13h40

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão termina nesta sexta-feira (23) em todo o Brasil, dois dias antes do segundo turno das Eleições 2026. O prazo também marca o encerramento dos debates entre candidatos e da publicação de anúncios eleitorais pagos na imprensa escrita.

A propaganda gratuita começou no dia 9 de outubro, com espaços reservados nas emissoras de rádio e televisão, além de inserções distribuídas ao longo da programação. Durante esse período, os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais que disputam o segundo turno puderam apresentar suas propostas aos eleitores.

Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os debates no rádio e na televisão e a publicação de anúncios pagos em jornais e revistas devem ser encerrados até a meia-noite desta sexta-feira.

Desde 5 de outubro, cada candidato pôde publicar até dez anúncios por veículo de comunicação, em datas diferentes. A legislação também estabelece limites de tamanho para essas publicações e exige que o valor pago seja informado de maneira visível.

O que ainda é permitido até sábado?

Embora a propaganda no rádio e na televisão termine nesta sexta-feira, algumas atividades de campanha ainda poderão ser realizadas no sábado (24), véspera da votação.

Entre elas estão a distribuição de materiais impressos, como santinhos e panfletos, além da realização de passeatas e carreatas, respeitados os horários e as regras da legislação eleitoral.

No domingo (25), dia do segundo turno, a legislação proíbe a realização de propaganda eleitoral e a tentativa de convencer outros eleitores a votar em determinado candidato. A manifestação individual e silenciosa da preferência política, no entanto, é permitida.

Segundo turno acontece neste domingo

Os eleitores de Umuarama e de todo o Paraná voltam às urnas neste domingo (25) para escolher o presidente da República. No estado, não haverá segundo turno para governador, já que a disputa foi definida na primeira votação, em 4 de outubro.

A votação acontecerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

O TSE recomenda que os eleitores consultem antecipadamente o local de votação, por meio do Autoatendimento Eleitoral ou do aplicativo e-Título.

Também é importante lembrar que não é permitido entrar na cabine de votação com aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, relógios inteligentes ou equipamentos capazes de registrar imagens.

Esses dispositivos devem ser deixados com os mesários antes de o eleitor se dirigir à urna eletrônica.

(Com informações Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Luiz Fernando

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.