Umuarama

Plano B: Umuarama deve iniciar voos da Azul com avião de menor porte

O prefeito em exercício Hermes Pimentel pretende sair da reunião com a diretoria da Azul Linhas Aéreas, nesta quarta-feira (15), em Campinas, com a confirmação de que a empresa iniciará as operações no aeroporto de Umuarama o mais rápido possível, inicialmente com o Cessna Gran Caravan, com capacidade para 9 passageiros, incluindo tripulação.

Os planos de Umuarama são de voos regulares com o modelo ATR, que comporta até 72 passageiros. A liberação, no entanto, está suspensa por conta de pendências ainda não cumpridas no plano de regularização do aeroporto junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial).

No último dia 2, a Azul anunciou a venda de passagens aéreas para dez novos destinos no interior do Estado, dentro do programa Voe Paraná.

Os aeroportos de Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória passam a contar com voos diretos e regulares para Curitiba a partir de 24 de janeiro. Paranavaí terá operações semanais a partir de 22 de março.

Informações levantadas por OBemdito são de que a ideia é que Umuarama inicie o trajeto até Curitiba nesta mesma data, uma vez que o aeroporto local não apresenta restrições para pousos e decolagens do Cessna Gran Caravan. Desta forma, a cidade não ficaria desassistida de uma linha aérea comercial.

O município abrirá no dia 26 de janeiro as propostas de empresas especializadas com interesse em administrar o aeroporto. A vencedora será contratada para serviços auxiliares de transporte aéreo, gestão, operação e manutenção do local, de forma a atender as regularizações pendentes na Anac.

Esse processo, porém, requer um período que pode durar vários meses. Daí o plano B do município, para ser incluído na malha aérea da Azul com o avião de menor porte.

Azul em Cianorte

Cianorte terá voos de ida e volta de Curitiba três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, com saída do aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, às 6h30, e de Cianorte, às 8h55. A passagem por trecho era vendida no site da empresa por R$ 317,86 na tarde desta terça-feira (14).

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais