Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Plano B: Umuarama deve iniciar voos da Azul com avião de menor porte

Até que aeroporto seja totalmente liberado pela Anac, cidade será assistida por voos de aeronave para até 9 passageiros

Aeronave Cessna Gran Caravan, da Azul
Aeronave Cessna Gran Caravan, da Azul
Plano B: Umuarama deve iniciar voos da Azul com avião de menor porte
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 18h36 - Modificado em 15 de dezembro de 2021 às 10h20
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O prefeito em exercício Hermes Pimentel pretende sair da reunião com a diretoria da Azul Linhas Aéreas, nesta quarta-feira (15), em Campinas, com a confirmação de que a empresa iniciará as operações no aeroporto de Umuarama o mais rápido possível, inicialmente com o Cessna Gran Caravan, com capacidade para 9 passageiros, incluindo tripulação.

Os planos de Umuarama são de voos regulares com o modelo ATR, que comporta até 72 passageiros. A liberação, no entanto, está suspensa por conta de pendências ainda não cumpridas no plano de regularização do aeroporto junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial).

No último dia 2, a Azul anunciou a venda de passagens aéreas para dez novos destinos no interior do Estado, dentro do programa Voe Paraná.

Os aeroportos de Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória passam a contar com voos diretos e regulares para Curitiba a partir de 24 de janeiro. Paranavaí terá operações semanais a partir de 22 de março.

Informações levantadas por OBemdito são de que a ideia é que Umuarama inicie o trajeto até Curitiba nesta mesma data, uma vez que o aeroporto local não apresenta restrições para pousos e decolagens do Cessna Gran Caravan. Desta forma, a cidade não ficaria desassistida de uma linha aérea comercial.

O município abrirá no dia 26 de janeiro as propostas de empresas especializadas com interesse em administrar o aeroporto. A vencedora será contratada para serviços auxiliares de transporte aéreo, gestão, operação e manutenção do local, de forma a atender as regularizações pendentes na Anac.

Esse processo, porém, requer um período que pode durar vários meses. Daí o plano B do município, para ser incluído na malha aérea da Azul com o avião de menor porte.

Azul em Cianorte

Cianorte terá voos de ida e volta de Curitiba três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, com saída do aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, às 6h30, e de Cianorte, às 8h55. A passagem por trecho era vendida no site da empresa por R$ 317,86 na tarde desta terça-feira (14).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.