Homem morre durante ação do Bope após invadir CMEI em Curitiba e ameaçar crianças. Polícia resgatou 13 alunos, e cinco foram encaminhados para avaliação médica - Foto: Cristiano Vaz/Banda B/ colaboração
Uma invasão ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Braz, em Curitiba, mobilizou forças de segurança na tarde de sexta-feira (9). Um homem entrou na unidade, manteve crianças sob ameaça e morreu durante uma intervenção do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
A ocorrência durou aproximadamente três horas e aconteceu às vésperas do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Naquele dia, os alunos participavam de uma comemoração na escola e usavam penteados caracterizados.
Ao todo, a polícia resgatou 13 crianças que estavam sob ameaça. Cinco delas foram encaminhadas para avaliação médica, enquanto equipes de emergência prestaram atendimento às demais vítimas no local.
Segundo o coronel Alexandre Lopes Dias, o homem chegou à unidade de bicicleta, deixou o veículo do lado de fora e pulou a cerca do CMEI. Depois de entrar no estabelecimento, passou a ameaçar as crianças.
De acordo com a Polícia Militar, ele carregava uma faca, um simulacro de arma de fogo e material inflamável. O cheiro forte do produto chamou a atenção das equipes durante a ocorrência.
Informações preliminares da Guarda Municipal indicavam que 23 crianças estavam na sala invadida. Inicialmente, oito teriam sido libertadas. Posteriormente, a PM confirmou o resgate de 13 crianças mantidas sob ameaça durante a operação.
Após receber o chamado pelo telefone 190, a Polícia Militar deslocou equipes do 12º Batalhão para o CMEI. Profissionais especializados em gerenciamento de crises também participaram da ocorrência.
As equipes isolaram a área para proteger a comunidade escolar e permitir as negociações. Enquanto os policiais tentavam convencer o homem a libertar as crianças, a direção e os professores retiraram os demais alunos da unidade.
Segundo o coronel Alexandre Lopes Dias, os negociadores buscaram acalmar o suspeito e as vítimas. Ao mesmo tempo, avaliaram os riscos e acompanharam a evolução da situação.
Leia também: Após negociação tensa, PM atira em homem que invadiu CMEI e resgata crianças em Curitiba
Durante as negociações, o homem passou a apresentar comportamento agressivo, tanto verbal quanto fisicamente, segundo a PMPR. Algumas crianças teriam sido seguradas de maneira violenta, e uma ou duas chegaram a se machucar.
O comandante relatou que os alunos estavam abalados, choravam e pediam para ir ao banheiro. Em determinado momento, os policiais perceberam que uma criança apresentava ferimentos visíveis no rosto.
A presença de material inflamável também elevou a preocupação das equipes. Conforme o relato policial, o homem manipulava um pano e segurava um isqueiro, enquanto ameaçava provocar um incêndio.
Depois de aproximadamente duas horas e meia a três horas de tentativas de negociação, as equipes decidiram realizar uma intervenção tática. A decisão ocorreu diante do aumento do risco à integridade física das crianças.
“Quando percebemos que as crianças começaram a ficar em um nível de estresse mais elevado e que ele passou a agredi-las, optamos pelo adentramento tático para evitar um mal maior”, afirmou o coronel Alexandre Lopes Dias.
Segundo o comandante, durante a entrada das equipes, o homem tentou avançar para alcançar uma das crianças. Na sequência, um policial atirou contra ele, que morreu no local.
A PMPR esclareceu posteriormente que o objeto que inicialmente parecia uma pistola era um simulacro de arma de fogo. O homem também carregava uma faca e material inflamável.
Após a intervenção, os policiais retiraram as 13 crianças da unidade e as encaminharam às equipes médicas e aos bombeiros que aguardavam do lado de fora. Segundo o comandante, algumas vítimas choravam compulsivamente e estavam bastante abaladas.
Cinco crianças seguiram para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por indicação das equipes de emergência ou a pedido dos responsáveis. Uma delas apresentava ferimentos visíveis no rosto, conforme o relato da Polícia Militar.
As demais receberam atendimento no local. A corporação também destacou a atuação da direção e dos professores, que retiraram outros alunos do estabelecimento durante a ocorrência.
A operação mobilizou equipes do 12º BPM, do Bope e do Comando de Aviação da PMPR. Também participaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a Guarda Municipal de Curitiba e a Polícia Civil do Paraná.
Após a intervenção, as equipes identificaram o homem. Durante a entrevista coletiva, o coronel afirmou ter recebido informações de que ele teria esquizofrenia, mas ressaltou que não foi possível confirmar a motivação da invasão.
“Não posso afirmar realmente o que ele passava ou qual era a intenção dele, o motivo pelo qual ele estava fazendo aquele atentado”, declarou.
Os policiais também encontraram uma carta durante a ocorrência. Segundo o comandante, o documento caiu quando o homem entrou na unidade, mas não foi possível confirmar quem o escreveu.
A motivação do ataque permanece sem esclarecimento, conforme as informações divulgadas durante a entrevista coletiva.
Com informações: Banda B
O feriadão de Nossa Senhora Aparecida deve ser chuvoso em Umuarama, segundo a previsão do…
Quem ainda não comprou o presente do Dia das Crianças terá uma oportunidade extra neste…
Um homem de 57 anos foi preso na madrugada deste sábado (10) após uma ocorrência…
Um golpe aplicado por meio de mensagens e ligações telefônicas provocou um prejuízo de R$…
A Polícia Militar apreendeu um aparelho radiocomunicador e recolheu um Fiat Palio durante uma abordagem…
A Polícia Militar prendeu um homem de 37 anos por embriaguez ao volante e direção…
Este site utiliza cookies
Saiba mais