Umuarama recebe em 11 de outubro a primeira edição do Caminho da Padroeira, com percurso de 8 km inspirado no manto de Nossa Senhora Aparecida - Foto: reprodução/traçado
Umuarama recebe, pela primeira vez, o Caminho da Padroeira Umuarama no dia 11 de outubro de 2026. A peregrinação urbana reúne fé, atividade física e turismo religioso.
O evento acontece na véspera do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. A concentração, a largada e a chegada serão no estacionamento do Campus III da Universidade Paranaense (Unipar).
O percurso terá aproximadamente 8 quilômetros pelas ruas e avenidas de Umuarama. O traçado foi planejado para reproduzir o formato do manto de Nossa Senhora Aparecida. Segundo os organizadores, Umuarama é a única cidade do Brasil que tem este traçado.
A proposta transforma o percurso em uma experiência de devoção, além da prática esportiva. A organização também busca fortalecer o turismo religioso no município.
A programação começa às 5h30 com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida. A largada da modalidade de 8 km acontece às 5h45.
Já a caminhada começa às 6h. As duas modalidades terão caráter participativo e não contarão com classificação geral ou premiação por colocação.
Dessa forma, os participantes poderão completar o percurso no próprio ritmo. O trajeto contará com sinalização, voluntários e pontos de apoio instalados a cada 1,5 quilômetro.
Todos os participantes receberão uma medalha ao final do percurso. O kit do peregrino inclui camiseta personalizada, terço e numeral, conforme o lote adquirido.
As inscrições para o Caminho da Padroeira Umuarama permanecem abertas até 1º de outubro. O cadastro deve ser realizado pelo site da Fera Esportes. As inscrições já estão no terceiro lote e custa R$ 109,90.
A organização pretende transformar as ruas de Umuarama em um espaço de peregrinação e devoção. A iniciativa também busca ampliar a presença da cidade no turismo religioso.
Leia também: Mulheres de Umuarama e região são convidadas para 1ª Corrida Feminina da Fit Girls
Depois da chegada dos participantes do Caminho da Padroeira, as crianças também terão uma programação especial. A Corrida da Mãezinha, chamada de Corrida Kids, será realizada no mesmo evento.
A atividade foi preparada para aproximar as crianças do esporte, da fé e da devoção a Nossa Senhora Aparecida. A corrida acontecerá logo após a chegada da peregrinação.
A inscrição custa R$ 59,90 e inclui o kit do atleta. O cadastro também pode ser feito pelo site da Fera Esportes.
A organização do Caminho da Padroeira esteve na Casa Episcopal para apresentar o projeto ao bispo Dom João Mamede Filho. O encontro tratou da peregrinação prevista para 11 de outubro.
Durante a reunião, os organizadores apresentaram a proposta de unir fé, devoção e atividade física. O percurso terá 8 quilômetros pelas ruas de Umuarama.
Segundo a organização, o grupo buscou a chancela e a bênção do bispo. A iniciativa pretende reforçar o propósito religioso da peregrinação dedicada a Nossa Senhora Aparecida.
Participaram do encontro Glaucio Bertoglio, representante da Virtual Esportes, Jefinho e o professor Rony Peterson. Os dois integram a organização do Esquadrão da Corrida.
Também participou o Padre Wagner, assessor da Comunicação da Diocese. A organização destacou a acolhida recebida durante o encontro na Casa Episcopal.
A bênção de Dom João Mamede Filho foi recebida pelos organizadores como um incentivo para a realização do evento. A peregrinação terá sua primeira edição em Umuarama no dia 11 de outubro.
A jovem cidade de Umuarama ainda nem havia completado 11 anos de fundação quando nove…
A Caixa Econômica Federal realizou neste domingo (27) o sorteio do concurso 3063 da Mega-Sena.…
Um Corolla carregado com maconha foi apreendido na manhã deste domingo (27), após uma perseguição…
A ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal), venceu o Umuarama por 4 a 1 neste…
Dois homens ficaram presos nas ferragens após a VW Saveiro em que estavam sair da…
Um vídeo de câmeras de segurança mostra o momento em que uma motocicleta bate na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais