Umuarama

Santuário do Perpétuo Socorro estreia sinos e já prepara inauguração da igreja revitalizada

Os três novos sinos do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Umuarama, serão acionados pela primeira vez ao meio-dia desta sexta-feira (25). A novidade marca mais uma etapa da reforma do templo e antecipa um momento ainda maior planejado pela paróquia, que será a inauguração oficial do santuário completamente revitalizado, prevista para 27 de junho de 2027, dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Os equipamentos receberam os últimos ajustes técnicos na tarde de quinta-feira (24), enquanto a equipe responsável concluía a instalação. A estrutura também receberá um relógio com números romanos, que ficará no topo da nova torre dos sinos.

LEIA TAMBÉM: Padre Machado apresenta novos sinos para a comunidade do Santuário Perpétuo Socorro; vídeo

Segundo o padre Valdomir Almeida Machado, os sinos foram doados por uma família de Umuarama que manifestou a intenção de contribuir com a reforma há cerca de dois anos, quando os trabalhos no santuário começaram.

“Foi uma família aqui de Umuarama que, há dois anos, quando nós começamos a reforma da igreja, veio se dispor a doar os sinos para nós.”

O projeto prevê três sinos de tamanhos diferentes, com bocas de 80, 70 e 50 centímetros. Eles ficarão em uma torre menor, construída ao lado da torre principal da igreja, justamente para preservar a composição arquitetônica do templo.

“São sinos que ficam mais visíveis, é um outro padrão de carrilhão, justamente para não tirar a beleza da torre principal da igreja, que está ao lado, que vai estar a cruz como centro.”

Um novo som para a comunidade

A intenção é que os sinos passem a fazer parte da rotina religiosa do santuário. Conforme o padre, inicialmente, eles deverão tocar ao meio-dia e às 18h, além de serem acionados em celebrações especiais.

A tradição também será incorporada aos casamentos realizados no local, com o toque dos sinos previsto para a saída dos noivos.

“A princípio, ao meio-dia, às seis da tarde. Algumas celebrações especiais também que tivermos e, nos finais de casamento, quando as noivas saem da igreja, é costume que se toquem os sinos também.”

Para o sacerdote, a novidade tem um significado que ultrapassa a estrutura física da igreja. O som deverá se tornar uma espécie de chamado religioso para os moradores da região.

“Os sinos que chamam para orar.”

A instalação é realizada por uma empresa de Piracicaba (SP), responsável pela fabricação e pelo projeto encomendado pela paróquia há mais de dois anos.

Além dos sinos, o relógio com números romanos também já está sendo instalado. Depois da conclusão dessa etapa estrutural, a torre deverá receber revestimento e pintura.

Três novos sinos foram instalados no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Umuarama, e começam a marcar a rotina religiosa da comunidade a partir desta sexta-feira (25)

Doação emocionou comunidade

A aquisição dos equipamentos não representou um novo custo para o caixa da paróquia, já que os três sinos foram integralmente doados pela família.

Padre Machado afirma que o gesto foi recebido com alegria pela comunidade e deverá ficar marcado na história do santuário.

“Foi algo que não pesou no caixa da paróquia porque foi doação de uma família aqui de Umuarama, que sentiu no coração de fazer esse gesto bonito e que certamente vai marcar aqui o santuário.”

O sacerdote também aproveitou para convidar a população a conhecer o templo e acompanhar de perto as transformações que ainda estão em andamento.

“A gente convida as pessoas para estarem vindo aqui, conhecer o santuário, conhecer o processo de reforma, nos ajudar também.”

Inauguração está prevista para junho de 2027

A instalação dos sinos representa uma das etapas do projeto de revitalização do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A meta da paróquia agora é concluir as demais intervenções para entregar oficialmente o espaço renovado no próximo ano.

A data já foi escolhida. Segundo Padre Machado, a intenção é realizar a inauguração oficial em 27 de junho de 2027, justamente na celebração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“A nossa intenção é que, para junho do ano que vem, no dia 27 de junho, que é dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a gente possa fazer a inauguração oficial do santuário totalmente revitalizado.”

A previsão transforma os novos sinos em mais do que uma novidade da reforma. Eles passam a antecipar a conclusão de um projeto que a paróquia pretende apresentar à comunidade em sua totalidade no próximo ano.

Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um dos símbolos do santuário, que passa por um processo de revitalização com previsão de inauguração oficial para junho de 2027

Rudson de Souza

Recent Posts

Polícia Civil vai indiciar quatro Buscariollos pela chacina de Icaraíma; saiba por quais crimes

A investigação sobre o desaparecimento e a morte de quatro homens em Icaraíma, no Noroeste…

1 minuto ago

Preços médios dos combustíveis sofrerão alterações a partir de outubro

Os estados e o Distrito Federal passarão a adotar, em 1º de outubro, novos valores…

19 minutos ago

Além dos rótulos, ciência mostra caminhos para tratar a dependência química

Vencer a dependência química exige, antes de tudo, enfrentar uma das barreiras mais invisíveis e…

31 minutos ago

Menino de 8 anos morto após ataque de pit bull é sepultado nesta sexta-feira

Criança foi atacada pelo cachorro da própria família; morte provocou comoção e Polícia Civil investiga…

1 hora ago

Quaest mostra Moro na liderança e Sandro Alex empatado com Requião Filho no Paraná

O senador Sergio Moro (PL) aparece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná, segundo…

1 hora ago

PF faz operação contra descaminho e cumpre mandados em Mariluz

Operação Texugo-do-Mel cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (25); investigação começou após…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais