Umuarama

Umuarama terá campeonato de robótica e programação com desafios entre estudantes

Estudantes de escolas da região de Umuarama poderão colocar seus robôs e conhecimentos de programação à prova no campeonato de robótica Crope, marcado para o dia 14 de outubro. A competição começa às 13h30, no Colégio Estadual Cívico-Militar Monteiro Lobato, em Umuarama.

Promovido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama, o Campeonato de Robótica e Programação Educacional reunirá projetos desenvolvidos pelos alunos durante as aulas de Robótica e Programação.

A proposta é transformar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em desafios práticos, envolvendo programação, raciocínio lógico, criatividade, estratégia e trabalho em equipe.

Robôs entram em disputa

O CROPE terá três modalidades. Uma delas será o Robô-Sumô, na qual os estudantes colocarão seus robôs em confronto durante as disputas.

Outro desafio será o Seguidor de Linha, que exigirá dos participantes a programação dos robôs para percorrer o trajeto proposto pela organização.

Na terceira modalidade, dedicada à programação, os estudantes disputarão o prêmio de melhor jogo desenvolvido.

Os participantes que se destacarem receberão troféus e medalhas. Também serão distribuídos kits de Robótica como premiação, com o objetivo de incentivar a continuidade dos projetos e do aprendizado na área.

Segundo o NRE, o campeonato busca estimular o interesse dos estudantes pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, conjunto conhecido pela sigla STEM.

Inscrições estão abertas

As inscrições para o Crope já estão disponíveis e devem ser realizadas pelos estudantes por meio das próprias escolas.

O campeonato acontece no dia 14 de outubro de 2026, a partir das 13h30, no Colégio Estadual Cívico-Militar Monteiro Lobato, em Umuarama.

Mais informações sobre a competição e as inscrições estão disponíveis no site oficial do CROPE: www.cropeumuarama.com.br.

(Com informações NRE de Umuarama)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

IA da dona do ChatGPT invade área restrita de portal do governo da Austrália

Agente contornou bloqueios durante pesquisa sobre gastos com medicamentos e acessou arquivos não públicos; primeiro-ministro…

17 minutos ago

Mãe e filha são presas pela PCPR por obrigar familiares a pintar o corpo de azul e ouvir sons de arroto e puns

Segundo a Polícia Civil, vítimas eram obrigadas a pintar o corpo de azul, ouvir ruídos…

1 hora ago

Criança morre após ataque de cão da raça pitbull pertencente à própria família; vídeo

Uma criança morreu na manhã desta quinta-feira (24) após ser atacada por um cachorro da…

1 hora ago

​Sucesso absoluto: Mega Vendas Uvel é prorrogado com condições inéditas até sábado

Devido à grande procura, a concessionária estende o evento com ofertas exclusivas, incluindo taxa zero…

2 horas ago

Delegacia da Mulher de Umuarama leva prevenção à violência para estudantes da UEM

A Delegacia da Mulher de Umuarama realizou, na manhã desta quarta-feira (23), uma palestra educativa…

2 horas ago

Rosy Anne Bertoco coloca combate à violência contra a mulher entre prioridades de atuação como deputada estadual

A proteção das mulheres e o combate ao feminicídio estão entre as principais bandeiras da…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais