Umuarama

Bênção dos animais será um dos destaques da Festa de São Francisco em Umuarama

A bênção dos animais e plantas será um dos momentos de destaque da programação da Festa de São Francisco de Assis 2026, em Umuarama. A celebração está marcada para 4 de outubro, às 17h, data dedicada ao padroeiro, e integra uma agenda que reúne novena, quermesse, missa solene, almoço e leilão de animais.

A atividade mantém uma tradição ligada à espiritualidade de São Francisco de Assis e recorda sua relação com a criação. Famílias, crianças e animais de estimação poderão participar do momento, que também será marcado pela gratidão a Deus pelo dom da criação.

Neste ano, a festa tem como tema “Francisco de Assis: uma semente de vida eterna”. A programação ocorre em um período especial para a Família Franciscana, que recorda os 800 anos do trânsito de São Francisco.

Peregrinação abre preparação

A preparação para a festa começou em 19 de julho, com a peregrinação da imagem de São Francisco de Assis pelos 24 setores da paróquia. Durante o percurso, famílias e comunidades recebem a imagem para momentos de oração, encontro e partilha.

A catequese também participa por meio das capelinhas de São Francisco, que percorrem as casas dos catequizandos. A proposta envolve crianças, adolescentes e familiares em momentos de oração e reflexão.

A peregrinação será encerrada em 25 de setembro, durante a missa das 19h30, que também marcará a abertura oficial da novena. Na ocasião, haverá a entrada da imagem peregrina e das capelinhas da catequese.

Novena terá nove celebrações

A Novena de São Francisco de Assis será realizada de 25 de setembro a 3 de outubro, sempre às 19h30, na Igreja Matriz São Francisco de Assis. A pregação ficará sob responsabilidade do Frei Idacir Henrique.

Cada noite terá um tema relacionado à vida e à espiritualidade de São Francisco, além de uma bênção ou gesto especial.

25 de setembro, sexta-feira – Origem: bênção das famílias. Os fiéis poderão levar fotografias de seus familiares. Também haverá a entrada das capelinhas e da imagem peregrina.

26 de setembro, sábado – Discernimento: bênção dos objetos devocionais. Os participantes poderão levar objetos utilizados em seus momentos de oração.

27 de setembro, domingo – Conversão: bênção pelos doentes. Poderão ser levadas fotografias ou peças de roupa de pessoas que necessitam de oração.

28 de setembro, segunda-feira – Fraternidade: bênção para grupos, pastorais e movimentos. Cada organismo paroquial será representado pela camiseta de seu movimento.

29 de setembro, terça-feira – Missão: bênção e envio missionário, renovando o chamado dos cristãos para testemunhar o Evangelho.

30 de setembro, quarta-feira – A determinação de Clara: bênção especial para as mulheres que atuam no trabalho pastoral e na vida da Igreja.

1º de outubro, quinta-feira – Humildade: bênção de peças de presépios levadas pelos fiéis.

2 de outubro, sexta-feira – Cristificação: bênção dos crucifixos. Os participantes poderão levar seus próprios crucifixos.

3 de outubro, sábado – Renascimento: bênção em memória dos falecidos. Os participantes poderão levar objetos que representem seus entes queridos.

As celebrações também serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia São Francisco de Assis.

Quermesse ocorre durante a novena

A tradicional Quermesse de São Francisco de Assis será realizada de 25 de setembro a 2 de outubro, na rua Cambé, junto à Igreja Matriz.

A praça de alimentação terá espetinho, cachorro-quente, pizza, sorvetes e bebidas. Pastorais, movimentos, setores, comunidades e voluntários estarão envolvidos no preparo e atendimento.

Missa solene será em 4 de outubro

No dia dedicado a São Francisco de Assis, 4 de outubro, a programação começa com a Missa Solene do Padroeiro, às 9h30, na Igreja Matriz. São Francisco de Assis é padroeiro de Umuarama.

No mesmo dia, será realizado o tradicional almoço. Por causa da coincidência com a data das eleições, o atendimento será exclusivamente em sistema drive-thru, sem serviço nos salões.

A retirada dos kits ocorrerá no Salão Frei Estevão, com acesso pela rua Cambé, das 11h30 às 13h30. Cada kit custará R$ 100 e servirá duas pessoas.

O cardápio terá costela desossada, sobrecoxa de frango com batata, arroz, salada de repolho com abacaxi, farofa e mandioca. Quem adquirir o convite também concorrerá a uma televisão de 55 polegadas, com resolução 4K. O sorteio será realizado às 14h, pelo sistema de cumbuca.

Bênção dos animais será às 17h

Após a programação do almoço, a comunidade terá um dos momentos mais tradicionais da festa. A bênção dos animais e plantas ocorrerá às 17h do dia 4 de outubro.

A celebração está ligada à tradição franciscana e à relação de São Francisco com a criação. A paróquia convida famílias, crianças e animais de estimação para participarem desse momento de fé e gratidão.

Leilão encerra programação

A programação da Festa de São Francisco de Assis continua em 12 de outubro, com o Leilão de Animais, na Sociedade Rural de Umuarama. O evento terá participação presencial e também formato online.

A iniciativa conta novamente com a parceria da Sociedade Rural de Umuarama e da Rural Leilões, além da participação de pecuaristas, produtores rurais, benfeitores e colaboradores.

Toda a renda arrecadada com a Festa de São Francisco de Assis 2026 será destinada à instalação do sistema de ar-condicionado da Igreja Matriz, incluindo os recursos obtidos com o leilão.

A programação é organizada pelos freis, pastorais, movimentos, setores, comunidades e voluntários, com participação de benfeitores, patrocinadores, produtores rurais e outros colaboradores.

Serviço

Novena: 25 de setembro a 3 de outubro, às 19h30
Quermesse: 25 de setembro a 2 de outubro, na Rua Cambé
Missa solene: 4 de outubro, às 9h30
Almoço: 4 de outubro, das 11h30 às 13h30, em sistema drive-thru
Bênção dos animais e plantas: 4 de outubro, às 17h
Leilão de animais: 12 de outubro, na Sociedade Rural de Umuarama
Tema: “Francisco de Assis: uma semente de vida eterna”

Rudson de Souza

Recent Posts

Professora natural de Goioerê está entre as três vítimas de acidente na BR-277

A morte de Daniele Borges de Souza Lima, de 41 anos, no grave acidente registrado…

3 minutos ago

CastraPet realiza 245 castrações gratuitas de cães e gatos em Umuarama

O Programa CastraPet Paraná realizou 245 castrações gratuitas de cães e gatos em Umuarama. A…

12 minutos ago

Dia D da Alfabetização mobiliza alunos do 1º e 2º ano em Umuarama

A Rede Municipal de Ensino de Umuarama realizou nesta quarta-feira (23) o Dia D da…

33 minutos ago

Alexandre Pires é alvo de nova operação da PF sobre venda de minérios

A Polícia Federal realizou novas buscas contra o cantor Alexandre Pires e o empresário Matheus…

50 minutos ago

STF iguala licença-maternidade para mães adotantes e biológicas

Decisão unânime garante 120 dias de licença remunerada, com possibilidade de prorrogação por mais 60…

1 hora ago

Festa do Pastel da Paróquia Sagrado Coração de Jesus acontece neste sábado

A tradicional Festa do Pastel da Paróquia Sagrado Coração de Jesus será realizada neste sábado,…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais