Tradicional Jantar do Dia do Médico voltará a reunir médicos, familiares e convidados em mais uma noite especial promovida pela AMU - Foto: Acervo AMU
A Associação Médica de Umuarama (AMU) realiza, no dia 16 de outubro, seu tradicional Jantar do Dia do Médico. Neste ano, o encontro terá um significado especial: além de celebrar a data dedicada à profissão, o evento marcará os 60 anos da entidade, com homenagens a ex-presidentes e médicos pioneiros que ajudaram a construir a história da medicina em Umuarama.
A programação começa às 19h30, no Umuarama Country Club, e reunirá médicos, familiares e convidados em uma noite de celebração, reencontro e reconhecimento.
Para o presidente da Associação Médica, Dr. Carlos Lisboa, o jubileu é uma oportunidade de valorizar quem participou da construção da entidade e, ao mesmo tempo, fortalecer a entidade para os próximos anos.
“Celebrar os 60 anos da AMU é reconhecer o trabalho de todos aqueles que ajudaram a construir essa história, mas também olhar para o futuro. Queremos preservar esse legado, aproximar as novas gerações e estimular uma participação cada vez maior dos médicos na vida da Associação. É essa continuidade que permitirá que a AMU siga contribuindo para o fortalecimento da medicina em Umuarama e região”, destaca.
Um dos momentos especiais do Jantar do Dia do Médico será dedicado aos profissionais que participaram da trajetória da Associação e da própria evolução da medicina no município.
Os ex-presidentes da AMU serão homenageados pela contribuição prestada à entidade ao longo de diferentes períodos. A noite ainda reservará espaço para homenagear médicos pioneiros de Umuarama, profissionais que atuaram nas primeiras décadas de desenvolvimento do município e acompanharam a estruturação dos serviços de saúde e o crescimento da cidade como referência regional na área.
Quando a Associação Médica de Umuarama foi criada, a cidade ainda nem havia completado 11 anos. Em 10 de maio de 1966, nove médicos que já atuavam no município decidiram se reunir em torno de objetivos comuns: fortalecer a classe médica, ampliar a presença da medicina especializada, buscar melhores condições para o exercício profissional e combater o charlatanismo.
Participaram daquele movimento os médicos Ariovaldo Roque Costa, Carlos Jullian, Germano Norberto Rudner, Hyzo Gondeberto dos Santos, Nelson Guimarães Vasconcelos, Paulo Kiotaka Oshiro, Renato Merçon Vieira, Severino de Carvalho Cantarelli e Tuguio Setogutte. Na ocasião, dr. Renato Merçon foi eleito como primeiro presidente e dr. Hyzo Gondeberto como secretário.
A atuação daqueles primeiros médicos se estendeu para além da criação da Associação. Muitos participaram diretamente da implantação e direção de hospitais e de outros serviços que ajudaram a estruturar a assistência à saúde em Umuarama.
Os convites podem ser adquiridos na sede da Associação Médica de Umuarama, na Avenida Manaus, 3948.
SERVIÇO
Jantar do Dia do Médico – 60 anos da Associação Médica de Umuarama
Data: 16 de outubro de 2026
Horário: 19h30
Local: Umuarama Country Club
Convites: sede da Associação Médica de Umuarama – Avenida Manaus, 3948
(Informações: Heloiza Vieira – Jornalista | Assessoria de Comunicação da AMU)
O Noroeste Futsal se despediu no último sábado (19) do Campeonato Paranaense - Série Bronze…
Um vídeo divulgado neste domingo (20) mostra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal…
A EPR Paraná dá início a mais uma semana de trabalhos e investimentos nas rodovias…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante após transportar 448 ampolas de medicamentos…
O Unipar/Ahdau/Umuarama conquistou neste domingo (21) o título inédito da 3ª Divisão do Campeonato Paranaense…
A candidatura de Sergio Frederico a deputado estadual pelo PL ganha força em Umuarama e…
Este site utiliza cookies
Saiba mais