Foto de Luiz Fernando Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Aproxição de novo ciclone traz risco de temporais ao Paraná no fim de semana

Imagem aérea de ciclone.
Foto: Inmet
Foto de Luiz Fernando
Publicado em 17 de setembro de 2026 às 10h43 - Modificado em 17 de setembro de 2026 às 10h43

A formação de um novo ciclone no Paraná deve contribuir para a volta da chuva e aumentar o risco de temporais durante o fim de semana. O sistema deve se desenvolver sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa do Uruguai, enquanto áreas de instabilidade avançam pela Região Sul.

Nesta quinta-feira (17), o tempo ainda permanece predominantemente firme no Paraná. Segundo a Climatempo, a massa de ar frio perde força gradualmente, permitindo a elevação das temperaturas durante a tarde. O amanhecer, porém, ainda é mais frio principalmente no Sul, Centro-Sul e em áreas próximas a Curitiba.

A mudança começa na sexta-feira (18), quando novas áreas de instabilidade se aproximam do Estado. Inicialmente, a chuva deve atingir com maior destaque as regiões Oeste e Sudoeste, ainda com volumes relativamente baixos em boa parte dessas áreas.

Temporais ganham força no sábado

A mudança mais significativa está prevista para sábado (19). A aproximação de um cavado — uma região alongada de baixa pressão atmosférica — deve favorecer a formação e organização das áreas de chuva, principalmente no Centro-Sul e Sudoeste.

No domingo (20), a evolução de um sistema de baixa pressão deve manter as condições para chuva em diferentes regiões do Paraná. Segundo o meteorologista Diulio Patrick, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as áreas de instabilidade podem permanecer atuando até terça-feira (22).

A persistência da chuva está relacionada à formação de uma frente fria associada ao desenvolvimento do novo ciclone extratropical.

Ciclone se forma entre sábado e domingo

De acordo com a Climatempo, uma área de baixa pressão deve se formar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai entre o fim do sábado e o domingo. Na sequência, o sistema tende a se intensificar próximo à costa uruguaia e dar origem a um ciclone extratropical sobre o oceano.

A previsão não indica que o ciclone vá passar diretamente pelo Paraná. Mesmo distante, porém, o sistema influencia a circulação atmosférica e favorece o transporte de calor e umidade para a Região Sul, criando condições para o desenvolvimento de novas áreas de instabilidade e temporais.

Paraná tem alertas de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelos para tempestades no Paraná. Na sexta-feira, o aviso abrange principalmente a metade oeste do Estado. No sábado, o alerta alcança todo o território paranaense.

A previsão indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulados de até 50 milímetros no dia. Também são previstas rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

A tendência é de que o tempo continue instável no início da próxima semana, com possibilidade de chuva até terça-feira. A previsão pode sofrer alterações conforme os sistemas meteorológicos evoluem e se aproximam do Estado.

(Com informações GMC)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Luiz Fernando

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.