Paraná

Goioerê prepara escolas para enfrentar temporais e vendavais

A Prefeitura de Goioerê reuniu diretores e gestores das redes pública e particular de ensino, na manhã desta terça-feira (15), para preparar escolas para temporais, vendavais e outros eventos climáticos extremos. A iniciativa busca estabelecer procedimentos para proteger alunos e profissionais em situações de emergência.

O encontro ocorreu no Paço Municipal e faz parte das ações preventivas coordenadas pela administração municipal em parceria com as forças de segurança. A proposta é que as equipes saibam como agir de forma organizada caso fenômenos de maior intensidade atinjam o município.

Durante a reunião, o sargento Ademir Perez, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, ressaltou que os profissionais da educação terão papel importante na orientação e proteção dos estudantes.

“Estamos enfrentando episódios severos na região e precisamos estabelecer procedimentos para que todos saibam como agir com segurança caso uma situação de emergência aconteça”, explicou.

Bombeiros devem visitar escolas

Além das orientações repassadas aos gestores, o Corpo de Bombeiros deverá realizar visitas às unidades de ensino para promover palestras e atividades práticas com alunos e servidores.

Entre os temas previstos estão os cuidados durante tempestades, ventos fortes, quedas de granizo e outras situações que possam representar riscos à comunidade escolar.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito e responsável pela Defesa Civil de Goioerê, Antonio Pacheco, afirmou que a prioridade é preservar vidas. Em uma eventual emergência, a Defesa Civil deverá atuar no isolamento de áreas, levantamento de danos e identificação de possíveis vítimas, além de buscar apoio de órgãos estaduais quando necessário.

A secretária municipal de Educação, Julcilea Bussolla de Mello, destacou que a preparação também busca evitar decisões precipitadas durante situações de tensão.

“Uma situação de emergência exige tranquilidade, organização e responsabilidade. Com essa preparação, cada equipe saberá qual atitude tomar para proteger nossos alunos e conduzir o momento da melhor forma possível”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, a capacitação das equipes integra as medidas adotadas para reduzir riscos e permitir uma resposta mais rápida diante de possíveis eventos climáticos severos em Goioerê.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Mofo nas paredes: entenda o que alimenta esse problema dentro de casa

O mofo nas paredes aparece quando há umidade persistente, ventilação insuficiente e matéria orgânica disponível,…

5 horas ago

Morador flagra raio atingindo solo às margens do Rio Paraná; assista o vídeo

Descarga elétrica foi registrada por um morador na madrugada desta segunda-feira (2), em uma área…

6 horas ago

Moto furtada é encontrada em imóvel abandonado em Umuarama

Honda Bros estava escondida em uma construção desocupada na Rua Piúna e foi encaminhada à…

6 horas ago

PM registra dois casos de violência doméstica nesta segunda-feira em Umuarama; homem é preso

Ocorrências foram atendidas na tarde desta segunda-feira (2), na Zona V e no Conjunto Ouro…

6 horas ago

Ford Fusion é furtado no Jardim Panorama, em Umuarama e encontrado abandonado pouco após

Automóvel estava destravado e com a chave na ignição quando foi levado no Jardim Panorama;…

6 horas ago

Lions amplia banco ortopédico com 130 novos equipamentos em Umuarama

Projeto, que existe há 30 anos, empresta gratuitamente cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas,…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais