Foto de Rudson de Souza Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Lula lidera 1º turno, mas empate com Flávio Bolsonaro aparece no 2º turno, diz Quaest

Lula lidera 1º turno, mas empate com Flávio Bolsonaro aparece no 2º turno, diz Quaest
Petista tem 36% contra 31% do senador no primeiro turno; em eventual segundo turno, Flávio marca 42% e Lula, 40% (Foto Ricardo Stuckert/PR e redes sociais)
Foto de Rudson de Souza
Publicado em 14 de setembro de 2026 às 11h39 - Modificado em 14 de setembro de 2026 às 21h33

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (14) aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026, com 36%. Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 31%.

O levantamento mostra estabilidade de Lula em relação à pesquisa anterior, divulgada em 7 de setembro. Flávio, por outro lado, avançou dois pontos, passando de 29% para 31%.

Augusto Cury (Avante) aparece com 7%, seguido por Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), ambos com 4%. Romeu Zema (Novo) tem 1%.

Veja os números do primeiro turno

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o resultado foi:

  • Lula (PT): 36%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 31%
  • Augusto Cury (Avante): 7%
  • Renan Santos (Missão): 4%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 4%
  • Romeu Zema (Novo): 1%
  • Clariana Barão (DC): 0%
  • Edmilson Costa (PCB): 0%
  • Hertz Dias (PSTU): 0%
  • Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
  • Samara Martins (UP): 0%
  • Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0%
  • Indecisos: 10%
  • Branco, nulo ou não vai votar: 7%

Flávio supera Lula em simulação de segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Flávio Bolsonaro e Lula, o senador aparece numericamente à frente, com 42% das intenções de voto, contra 40% do petista.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão em empate técnico nesse cenário.

Lula vence Cury, Caiado e Renan

A pesquisa também testou outros confrontos de segundo turno. Contra Augusto Cury, Lula registra 38%, enquanto o escritor aparece com 36%.

No cenário com Ronaldo Caiado, o petista tem 41% e o ex-governador de Goiás, 39%. Já contra Renan Santos, fundador do MBL, Lula aparece com 41%, ante 38% do adversário.

Zema é único adversário fora do empate técnico

Entre os nomes testados pela Quaest, Romeu Zema é o único que não aparece em situação de empate técnico com Lula. Nesse cenário, o presidente registra 45%, contra 33% de Zema.

Pesquisa ouviu 2.004 eleitores

A Quaest entrevistou 2.004 eleitores em todo o país entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03607/2026.

(Com informações da Quaest Pesquisas)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.