Foto de Jaqueline Mocellin Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Simepar informa que Umuarama teve 415 raios em um único dia nesta semana

Simepar informa que Umuarama teve 415 raios em um único dia nesta semana
Foto: Asaff Saab de Souza/Colaboração OBemdito
Foto de Jaqueline Mocellin
Publicado em 13 de setembro de 2026 às 20h59 - Modificado em 14 de setembro de 2026 às 10h20

Umuarama registrou 415 raios nuvem-solo em apenas um dia nesta semana, uma atividade incomum, mas que estava dentro das previsões meteorológicas de tempo severo para o Estado. A instabilidade climática dos últimos dias acabou proporcionando um verdadeiro ‘show elétrico’ em todo o Paraná.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou que na quinta-feira (10) ocorreu um total de 31.713 raios no Estado. Já na sexta-feira (11) o número foi menor, com registro de 20.805 raios, mas não menos impressionante. Dessa forma, o Paraná registrou 52.518 raios nuvem-solo em apenas dois dias.

Os números reativos à atividade elétrica estão acima da média estadual, que varia de 5 e 15 mil raios por dia. Conforme o Simepar, registrar mais de 30 mil raios em apenas um dia é uma situação rara e acontece, em média, apenas 6 vezes por ano.

Os números acima do normal são decorrentes da movimentação de nuvens, ventos e chuvas dos últimos dias. Estes são os reflexos do ciclone extratropical que está agindo em toda a região Sul do País. A passagem do ciclone também traz uma frente fria. Por isso, a meteorologia indica que a temperatura em Umuarama nesta segunda-feira (14) deve variar entre 15ºC e 19ºC. Além disso, o Simepar divulgou que a Capital da Amizade deve ter tempo parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva neste início de semana.

O que são os raios nuvem-solo

O Simepar informa que os raios são uma manifestação da eletricidade existente na atmosfera, que é gerada no interior das nuvens de tempestade conforme elas se desenvolvem.

O instituto de meteorologia faz a detecção dos raios de forma remota, por uma rede de sensores especializados existentes no estado do Paraná e em outros estados brasileiros. Cerca de 10 segundos separam a ocorrência de um raio em um local, a detecção deste evento e a determinação de sua localização pelo sistema.

Além disso, o Simepar elabora os mapas com a posição de cada raio nuvem-solo que observa pelo sistema de detecção. O objetivo é mostrar a atividade e o deslocamento das tempestades eletricamente ativas em todo o estado do Paraná.

Cidades com mais atividade elétrica

Apesar de Umuarama ter registrado 415 raios na última quinta-feira, ficou de longe de encabeçar a lista de cidades com mais atividade elétrica do dia. Na quinta, o município de Mamborê teve 832 raios, seguido por Luiziana (800), Paranavaí (682), Terra Rica (636), Toledo (623), Marechal Cândido Rondon (491), Cascavel (446) e Quarto Centenário (432). Só então aparece a Capital da Amizade.

Outras cidades próximas com elevado registro de raios nuvem-solo no mesmo dia são Alto Paraíso (329), Assis Chateaubriand (305) e Rancho Alegre d’Oeste (286).

No dia seguinte (sexta-feira), as cidades com maior incidência de raios foram: Prudentópolis (409), Castro (381), Pinhão (355), Cândido de Abreu (351) e Guaraniaçu (350).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Jaqueline Mocellin

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.