Umuarama

Umuarama terá chuva forte e ventos de até 72 km/h nesta sexta-feira; confira a previsão do tempo

Apesar do tempo estável na manhã desta sexta-feira (11), a previsão indica chuva em Umuarama até domingo. Segundo o Simepar, a mudança deve ocorrer principalmente durante a tarde.

Para esta sexta, a previsão aponta precipitação acumulada de 16,9 milímetros. A chuva deve chegar ao município no meio da tarde, acompanhada de uma mudança nas condições do tempo.

As temperaturas permanecem amenas durante a manhã, mas sobem rapidamente antes da chegada da frente fria. A mínima prevista é de 20ºC, enquanto a máxima pode alcançar 32ºC.

O calor pode ser registrado no início da tarde, antes do avanço da chuva. Também há previsão de rajadas de vento forte, que podem chegar a 72 km/h em Umuarama.

Leia também: Umuarama acumula 62,8 mm de chuva até o fim da tarde desta quinta-feira

Frente fria aumenta risco de tempestades no Paraná

A formação de um ciclone extratropical sobre o litoral, na altura do Rio Grande do Sul, influencia a mudança no tempo. O avanço da frente fria também afeta o Paraná.

Segundo a previsão, essas condições criam um ambiente favorável à formação de tempestades severas no Estado. Também existe possibilidade de volumes expressivos de chuva em algumas regiões.

Nesta manhã, o Paraná já registra pancadas de chuva isoladas. A situação exige maior atenção entre o final da manhã e o início da tarde.

Inicialmente, as áreas mais afetadas devem ficar próximas da divisa com Santa Catarina e da fronteira com os países vizinhos. Depois, a frente fria avança pelo Estado.

Temperaturas caem após passagem da frente fria

Antes da mudança, o transporte de ar quente e úmido provoca rápida elevação das temperaturas. Os termômetros devem se aproximar dos 30ºC em todas as regiões do Paraná.

No Oeste, Noroeste e Litoral, as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC. Umuarama está entre as cidades que devem sentir a combinação de calor e umidade antes da chuva.

Após a passagem da frente fria, as temperaturas entram rapidamente em declínio. A queda deve marcar principalmente o período entre sexta-feira e o fim de semana.

Fim de semana será chuvoso em Umuarama

O sábado também deve ser marcado pela chuva em Umuarama. A previsão indica precipitação acumulada de 37,9 milímetros durante o dia.

As temperaturas ficam mais baixas em relação à sexta-feira. A mínima prevista é de 19ºC, enquanto a máxima deve chegar a 23ºC.

As rajadas de vento devem perder força e podem alcançar 29 km/h. No sábado, ainda há possibilidade de chuva de moderada a forte intensidade na metade norte do Paraná.

A região também apresenta potencial para tempestades localizadas ao longo do dia. Na metade sul do Estado, a chuva deve perder intensidade, com períodos de melhoria.

No domingo, a previsão indica mais chuva em Umuarama, porém com volume menor. O acumulado previsto é de 9 milímetros, com temperaturas entre 16ºC e 22ºC.

Com isso, o fim de semana deve manter o tempo chuvoso e temperaturas mais amenas no município. A mudança contrasta com o calor previsto para esta sexta-feira.

Fonte: Simepar

Alex Nascimento

Recent Posts

Jovem ameaça a própria mãe com facão e foge antes da chegada da PM em Alto Paraíso

Segundo a Polícia Militar, rapaz de 20 anos teria ameaçado a mãe, de 48, durante…

15 minutos ago

Luís Guilherme Mussi, ex-secretário do Paraná, morre após grave acidente

O empresário e ex-secretário do Governo do Paraná Luís Guilherme Gomes Mussi, de 72 anos,…

36 minutos ago

Gaeco mira Câmara de Xambrê, prende 2 e apura crimes sexuais contra 16 vítimas

Gaeco e Polícia Civil investigam possíveis crimes sexuais envolvendo ao menos 16 vítimas; operação cumpriu…

54 minutos ago

Carga milionária com 50 mil pacotes de cigarros é apreendida em Umuarama

Bitrem vinha de Mato Grosso do Sul e levaria carga contrabandeada até Ponta Grossa; motorista…

1 hora ago

PM realiza blitze simultâneas em Pérola, Francisco Alves e Altônia

Fiscalizações ocorreram em três pontos estratégicos da região e tiveram como foco crimes transfronteiriços e…

2 horas ago

Idoso de 76 anos leva socos no rosto após discussão de trânsito em Alto Piquiri

Motorista teria descido do carro e agredido a vítima durante um desentendimento no centro da…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais