Homem que vendia imagens de abuso infantil é preso pela PF em Umuarama
Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal em Umuarama nesta quarta-feira (2), durante uma operação nacional de combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Segundo a PF, imagens de abuso sexual infantil foram encontradas durante buscas e o investigado também é suspeito de vender esse tipo de material pela internet.
A ação em Umuarama foi realizada por agentes da Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, que cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Guaíra.
Durante o cumprimento da ordem judicial, conforme a PF, os agentes localizaram imagens de abuso sexual infantil e efetuaram a prisão em flagrante do investigado.
As investigações também apontaram que o homem comercializava pela internet imagens relacionadas ao abuso sexual de crianças. A Polícia Federal não divulgou a identidade do preso nem outros detalhes sobre a investigação em Umuarama.

Operação ocorre em todo o Brasil
A ação em Umuarama faz parte da Operação Nacional Proteção Integral V, deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal em parceria com Polícias Civis. Foram cumpridos simultaneamente mandados nas 27 unidades da Federação.
Ao todo, a operação mobilizou 755 policiais, sendo 480 policiais federais e 275 policiais civis. Foram cumpridos 153 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva.
Durante as ações, 31 pessoas foram presas em flagrante, três menores foram apreendidos e duas vítimas de abuso foram identificadas e resgatadas.
Segundo a Polícia Federal, o objetivo é identificar e responsabilizar investigados por armazenamento, compartilhamento, comercialização e produção de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Participaram da operação as Polícias Civis de 20 unidades da Federação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Continuidade de outras operações
A Proteção Integral V dá sequência a outras quatro operações nacionais da mesma série, realizadas em 2025 e 2026, além da Operação Nacional Guardião Digital, deflagrada em março deste ano.
A PF informou ainda que, entre janeiro e agosto de 2026, cumpriu pelo menos 980 mandados de prisão contra foragidos da Justiça procurados por crimes sexuais em diferentes regiões do país.
O nome Proteção Integral faz referência ao princípio previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal, que estabelecem a proteção de crianças e adolescentes como prioridade.
PF faz alerta a pais e responsáveis
Além da repressão aos crimes, a Polícia Federal reforçou a orientação para que pais e responsáveis acompanhem a utilização da internet por crianças e adolescentes.
Entre as recomendações estão conversar sobre os riscos dos ambientes virtuais, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e acompanhar as atividades realizadas na internet.
A PF também recomenda atenção a mudanças repentinas de comportamento e orienta que crianças e adolescentes saibam que devem procurar um adulto de confiança caso recebam contatos ou abordagens inadequadas pela internet.
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.





