Agosto Lilás leva orientação sobre violência contra a mulher ao comércio de Umuarama
A campanha Agosto Lilás chegou ao comércio de Umuarama nesta semana com uma ação de conscientização sobre a violência contra a mulher. Nos dias 26 e 27 de agosto, equipes percorreram estabelecimentos comerciais para conversar com trabalhadoras e comerciantes.
A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm), pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e pela Divisão Especial da Mulher de Umuarama. A atividade também marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei Federal 11.340/2006.
Durante os dois dias, as equipes distribuíram materiais informativos e orientaram as mulheres sobre prevenção e enfrentamento à violência. Além disso, apresentaram informações sobre direitos e serviços disponíveis na rede municipal de atendimento.

Informação chega aos locais de trabalho
A ação buscou alcançar mulheres que nem sempre conseguem participar das atividades promovidas pelo município. Por isso, as equipes levaram a campanha diretamente aos locais de trabalho.
A presidente do Cmdm e chefe da Divisão Especial da Mulher, Marcia Cristina de Souza, destacou a importância dessa estratégia. Segundo ela, a rotina de trabalho pode dificultar o acesso às ações realizadas pelo município.
“Muitas mulheres que trabalham no comércio, devido ao horário e à rotina, têm dificuldade para participar das ações e eventos realizados pelo município”, disse.
“Por isso, precisamos levar a informação até elas. Neste ano, em que comemoramos 20 anos da Lei Maria da Penha, reforçamos a importância de cada mulher conhecer seus direitos, identificar as diferentes formas de violência e saber onde buscar ajuda”, completou.
Rede de proteção
Além de abordar a prevenção, a campanha reforçou a importância da denúncia e do acesso à rede de proteção. As equipes também conversaram com comerciantes sobre o papel da sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Vicente Ribeiro Bertoco, aproximar os serviços públicos da população amplia as possibilidades de proteção.
“A informação é uma forma de proteção. Muitas vezes, a mulher pode estar vivenciando uma situação de violência e não saber que existem serviços preparados para acolhê-la e orientá-la”, afirmou.
A secretária também destacou que a campanha reforça o compromisso do município com os direitos das mulheres. Segundo ela, a mobilização deve continuar mesmo após duas décadas da criação da Lei Maria da Penha.
“Mesmo após duas décadas de avanços proporcionados pela Lei Maria da Penha, o enfrentamento à violência contra a mulher continua sendo uma responsabilidade de toda a sociedade”, completou Maria Luisa.
Agosto Lilás em Umuarama
A panfletagem integra a programação do Agosto Lilás em Umuarama. A campanha busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos de prevenção e proteção.
Além disso, a iniciativa reforça a importância de conhecer os direitos previstos na legislação. Também destaca os serviços públicos disponíveis para acolhimento e orientação das mulheres.
Com informações: Prefeitura de Umuarama
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.





