Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Idosos voltam a ter reuniões no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) retomou nesta semana os atendimentos presenciais com os idosos, […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Idosos voltam a ter reuniões no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 19h36 - Modificado em 8 de dezembro de 2021 às 10h40
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) retomou nesta semana os atendimentos presenciais com os idosos, que estavam paralisados desde março de 2020 em decorrência da pandemia de covid-19.

Desde o último dia 29, a sede do serviço – que fica na Rua Curitiba, ao lado do Clube do Vovô – vem recebendo os atendidos, que foram organizados em 11 grupos. Nesta quarta-feira, 8, será a vez do último grupo, com predominância dos moradores do Conjunto Habitacional Sonho Meu.

A coordenadora Débora Cristina da Mata disse que, com todos os cuidados preventivos, foi preparada uma recepção com café da manhã (ou da tarde, conforme o horário de acolhida), e uma roda de conversa para colocar o papo em dia.

“Eles gostam muito de conversar. Por isso, depois de quase dois anos de atividades remotas (por aplicativo de mensagem e telefone), preparamos uma atividade recreativa simbólica de natal, para marcar o encerramento do ano com a perspectiva de retorno dos atendimentos presenciais semanalmente, no próximo ano”, explicou.

A recepção contou até com Papai Noel e distribuição de presentes. Os idosos puderam compartilhar o que sentissem necessidade, as dificuldades impostas pelo isolamento, a falta do convívio e das atividades realizadas pelo SCFVI e do contato com a equipe. “Foi bom o retorno neste momento considerando o avanço da vacinação. Eles estavam com muita saudade, por não poderem ver os amigos”, continuou a coordenadora.

Para a maioria dos idosos a adaptação à pandemia foi dolorosa e queriam muito um momento para compartilhar a esperança de que agora, com o avanço da vacina e a diminuição dos casos, as rotinas possam voltar ao normal. “O atendimento semanal está sendo muito aguardado, tanto por eles quanto pela equipe do SCFVI, e deverá retornará no próximo ano considerando o contexto da pandemia, caso o quaro seja de mais segurança para todos”, acrescentou Débora da Mata.

O primeiro encontro presencial marca, também, o encerramento das atividades on-line que se tornaram comuns ao longo do ano. O reencontro serviu também para os idosos demonstrarem o que esperam para o ano que vem: paz, harmonia e saúde, de modo geral – especialmente a saúde. Cerca de 110 idosos são atendidos pelo serviço, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, que espera retornar a normalidade a partir de janeiro do ano que vem.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.