Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Duplo rompimento de fibra afetou rede da TIM e deixou Umuarama com instabilidade

A instabilidade registrada desde quinta-feira afetou principalmente os serviços de dados móveis (Foto freepik)
Duplo rompimento de fibra afetou rede da TIM e deixou Umuarama com instabilidade
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 14 de agosto de 2026 às 16h14 - Modificado em 14 de agosto de 2026 às 16h24

A rede da TIM que atende Umuarama voltou a operar normalmente, segundo informou a operadora nesta sexta-feira (14). A instabilidade registrada desde quinta-feira afetou principalmente os serviços de dados móveis.

Em nota enviada ao OBemdito, a empresa explicou que o problema foi provocado por um duplo rompimento de fibra na região. A ocorrência atingiu temporariamente sites da operadora e reduziu a qualidade do serviço para alguns clientes.

“A TIM informa que a rede que atende Umuarama já opera normalmente. A instabilidade percebida por alguns clientes foi provocada por um duplo rompimento de fibra na região, que impactou temporariamente os sites da operadora. A situação foi totalmente restabelecida.”

As dificuldades foram percebidas por usuários e também relatadas ao OBemdito por meio das redes sociais e de mensagens enviadas à redação. Em alguns pontos, a baixa intensidade do sinal deixou a internet móvel praticamente inutilizável.

O problema também atingiu colaboradores e sistemas do próprio OBemdito que dependem da rede móvel da operadora. Durante o período de instabilidade, a dificuldade de conexão chegou a interferir no acesso a serviços e ferramentas utilizados pela equipe no trabalho diário.

Com a conclusão dos reparos, a TIM afirma que o atendimento na cidade foi restabelecido e a rede voltou a funcionar normalmente. A operadora informou que a falha provocada pelos rompimentos de fibra foi solucionada e que os serviços afetados durante o período de instabilidade já foram recuperados.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.