Saúde

Umuarama capacita profissionais da saúde para prevenção e diagnóstico das hepatites virais

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama promove ações de prevenção e qualificação sobre hepatites virais. A programação ocorre em referência ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Nesta sexta-feira (14), médicos e enfermeiros da rede municipal participarão de uma capacitação. O encontro começa às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O treinamento será conduzido pelo médico infectologista Ricardo Delfino Perci. Ele integra a equipe do Ambulatório Municipal de Infectologia e orientará os profissionais sobre prevenção e atendimento.

Preparo das equipes

A Secretaria de Saúde já realizou uma capacitação semelhante no final de julho. Na ocasião, outro grupo de médicos e enfermeiros da Atenção Primária participou do treinamento.

A divisão dos profissionais em grupos permite ampliar o alcance da iniciativa. Dessa forma, mais equipes das unidades de saúde recebem orientações atualizadas sobre as hepatites virais.

Os encontros buscam aprimorar a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. A proposta envolve desde a identificação de casos suspeitos até o acompanhamento dos pacientes.

Além disso, os profissionais recebem orientações sobre a realização e interpretação de exames. O treinamento também aborda encaminhamentos e acompanhamento de pessoas com diagnóstico confirmado.

Leia também: Saúde alerta sobre diagnóstico das hepatites virais. Saiba como descobrir se você tem

Prevenção e diagnóstico precoce

As hepatites virais podem evoluir de maneira silenciosa. Por isso, o diagnóstico precoce representa uma etapa importante para identificar a infecção e iniciar o acompanhamento adequado.

Nesse contexto, a capacitação pretende fortalecer a prevenção e a detecção de casos na rede pública. As equipes também devem ampliar as orientações oferecidas aos moradores.

Os profissionais poderão reforçar informações sobre fatores de risco e formas de prevenção. A testagem também aparece entre os pontos que devem receber atenção durante os atendimentos.

Além disso, a iniciativa destaca a necessidade de acompanhamento médico diante de um diagnóstico. O objetivo é qualificar o atendimento e reduzir os riscos associados às infecções.

Atendimento na rede municipal

A programação integra as ações do Ambulatório de Infectologia relacionadas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A data é celebrada em 28 de julho.

A iniciativa combina capacitação profissional com estratégias de prevenção. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde busca fortalecer a atuação das unidades de Atenção Primária.

Com profissionais mais preparados, a rede pode ampliar a identificação de casos suspeitos. Ao mesmo tempo, as equipes passam a oferecer informações mais qualificadas à população.

O trabalho também reforça a importância da prevenção e da informação. Essas medidas contribuem para reduzir a transmissão e ampliar o acesso ao diagnóstico e acompanhamento.

Com informação: Prefeitura de Umuarama

Alex Nascimento

Recent Posts

Iporã: Bandido invade escola, enche a pança e abandona caixa com comida na fuga

Na cidade de Iporã, a Polícia Militar (PM) atendeu a uma ocorrência de furto qualificado…

6 minutos ago

Chuva diminui no Paraná até quinta-feira e temperaturas sobem gradativamente

Depois de um fim de semana marcado por muita chuva e fortes rajadas de vento…

37 minutos ago

Agosto Lilás marca 20 anos da Lei Maria da Penha com ação para estudantes

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm) e o Centro de Referência de Atendimento…

1 hora ago

Umuarama adota medidas para reforçar a drenagem urbana

A Prefeitura de Umuarama declarou situação de atenção preventiva para reforçar ações de drenagem urbana,…

1 hora ago

Vereadores aprovam dois projetos na sessão ordinária da Câmara de Umuarama

Os vereadores de Umuarama participaram de uma sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (10) na…

2 horas ago

Expresso Fátima e SOS Patas do Sol lançam campanha para arrecadar ração

A Expresso Nossa Senhora de Fátima e a SOS Patas do Sol lançaram a campanha…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais