Paraná

Defensoria leva mutirão jurídico a Mariluz com atendimento gratuito para divórcio e pensão

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) promoverá, em 13 de agosto, mais uma edição do programa Concilia Paraná em Mariluz.

A ação oferecerá atendimento jurídico gratuito para moradores que precisam resolver questões relacionadas a divórcio, dissolução de união estável, guarda de filhos, pensão alimentícia, regulamentação de visitas e reconhecimento de paternidade e maternidade.

O mutirão acontecerá das 10h às 16h, no Clube da Pessoa Idosa, localizado na avenida Coronel Galdino de Almeida, no Centro da cidade.

A iniciativa busca ampliar o acesso à Justiça em municípios que ainda não contam com uma sede física da Defensoria Pública.

Além da mediação de conflitos familiares, a população poderá solicitar certidões, retificar registros civis e realizar exames de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade.

Coordenado pela Assessoria Especial de Mutirões de Atendimento (AEMA), o Concilia Paraná prioriza a solução extrajudicial de conflitos, permitindo que as próprias famílias construam acordos com o apoio da Defensoria.

Documentos necessários

Para receber atendimento, é preciso apresentar:

  • Documento de identificação com foto (RG e CPF);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda, como carteira de trabalho, contracheque ou inscrição no CadÚnico.

Dependendo da situação, também poderão ser exigidos documentos complementares.

Nos casos de divórcio, por exemplo, é necessário levar a certidão de casamento e, se houver, documentos relacionados aos bens. Já para pedidos de pensão alimentícia, guarda ou regulamentação de visitas, é recomendável apresentar a certidão de nascimento dos filhos.

Serviço

Data: 13 de agosto de 2026.
Horário: das 10h às 16h.
Local: Clube da Pessoa Idosa, na Avenida Coronel Galdino de Almeida, s/n, no Centro de Mariluz.

(Com informações da Defensoria Pública do Estado do Paraná)

Rudson de Souza

Recent Posts

Homem é preso após PM apreender maconha, dinheiro e celulares em Maria Helena

Um homem de 39 anos foi preso na manhã desta terça-feira (4), durante o cumprimento…

19 minutos ago

Mulher perde acesso ao celular após cair em golpe de falso prêmio em Ivaté

Uma moradora de Ivaté foi vítima de um golpe eletrônico na manhã desta terça-feira (4),…

31 minutos ago

Acidentes em Umuarama deixam uma mulher ferida e motorista preso por embriaguez

Dois acidentes de trânsito registrados na manhã desta terça-feira (4), em Umuarama, mobilizaram equipes do…

42 minutos ago

Ginastas de Umuarama conquistam medalhas no Campeonato Paranaense em Toledo

As atletas da Associação Umuaramense de Desporto e Ginástica Rítmica (AUDGR) representaram Umuarama com destaque…

57 minutos ago

Ciunem divulga 72 vagas de estágio disponíveis em Umuarama nesta terça-feira

O Centro de Incentivo à União Escola/Empresa (Ciunem) está com 72 vagas de estágio abertas…

1 hora ago

Polícia reafirma compromisso com elucidação da chacina de Icaraíma um ano após crime

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reafirmou, nesta terça-feira (4), o compromisso com a completa…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais