Umuarama

‘Vou soltar a carinha de cada um’, diz empresário de Umuarama após supostos furtos em loja

Um vídeo publicado nas redes sociais por um empresário de Umuarama passou a circular intensamente nesta terça-feira (28) e gerou grande repercussão entre moradores da cidade.

Nas imagens, o proprietário da Casa 10 Utilidades afirma que o estabelecimento tem sido alvo de sucessivos furtos e faz um apelo para que as pessoas envolvidas procurem a empresa.

No vídeo, o comerciante diz que a loja conta com um sistema de monitoramento por câmeras inteligentes capaz de registrar a entrada e a saída de clientes, além de alertar sobre possíveis ocorrências.

Segundo ele, os produtos levados teriam baixo valor comercial, em alguns casos de até R$ 20.

Durante o pronunciamento, o empresário pede que as pessoas que, segundo ele, retiraram mercadorias sem efetuar o pagamento retornem ao estabelecimento para regularizar a situação.

“Não precisa trazer o produto. Vem aqui, nem que eu faça o preço de custo, mas vem aqui, fala comigo, fala com minha esposa e vamos resolver essa situação”, afirma.

O comerciante também declara que, caso isso não ocorra, pretende começar a divulgar imagens das câmeras de segurança mostrando os rostos das pessoas que, segundo ele, aparecem cometendo os supostos furtos.

A publicação rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais e passou a ser compartilhada por moradores de Umuarama.

Técnica já utilizada

A possibilidade de divulgar imagens de pessoas suspeitas de furtos não é inédita no varejo brasileiro. Nos últimos anos, o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, passou a publicar em suas redes sociais vídeos com registros das câmeras de segurança de clientes flagrados, segundo a empresa, cometendo furtos nas lojas. O objetivo declarado é desestimular novas ocorrências.

A iniciativa, entretanto, divide opiniões. Enquanto a Havan sustenta que a divulgação das imagens funciona como medida de prevenção, especialistas em Direito apontam que esse tipo de exposição pode gerar discussões sobre direito de imagem, privacidade e presunção de inocência, especialmente quando não há condenação judicial.

O OBemdito tentou contato com o proprietário da loja para obter mais detalhes sobre as ocorrências, como a quantidade de casos registrados, se houve registro de boletins de ocorrência e se as imagens foram encaminhadas às autoridades.

No entanto, até a publicação desta reportagem, as ligações não foram atendidas. A reportagem permanece à disposição do empresário e atualizará este conteúdo caso ele se manifeste.

Rudson de Souza

Jornalista formado pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e historiador pela Universidade Paranaense (Unipar), construiu sua trajetória entre o jornalismo impresso e o digital, com atuação em diferentes editorias e dedicação à reportagem, à investigação jornalística, à apuração rigorosa e ao relacionamento com fontes. Também possui especializações em Toolkit de IA para News, pela Google News Initiative, e em Storytelling e Técnicas de Apresentação: Conceitos Gerais de Comunicação, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Recent Posts

Whindersson Nunes apresenta espetáculo inédito em Umuarama, neste mês de novembro

O humorista Whindersson Nunes, um dos maiores fenômenos da comédia no Brasil, desembarca em Umuarama…

1 hora ago

Dalet prepara quatro dias de Black Friday com descontos de até 50% no Paraguai

Quem planeja uma viagem de compras ao Paraguai já pode reservar espaço na agenda. A…

2 horas ago

Conta de luz seguirá sem taxa extra após Aneel manter bandeira verde em novembro

Bandeira tarifária verde será mantida pelo segundo mês consecutivo devido às condições favoráveis de geração…

3 horas ago

Mulher morre após cair de moto e ser atropelada por caminhão na PR-558

Vítima de 59 anos caiu na pista contrária após o estouro de um pneu da…

4 horas ago

Umuarama Futsal joga pelo empate contra o Campo Mourão para avançar no Paranaense

Após vencer o primeiro confronto por 8 a 3, equipe umuaramense joga neste sábado (31),…

4 horas ago

Adolescente de 15 anos com moto irregular tenta fugir da PM em Umuarama

Menor foi abordado no bairro Sonho Meu após desobedecer ordem policial; motocicleta apresentava irregularidades na…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais