Achaditos em breve
Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama divulga inscrições de concurso para agentes de trânsito

Agente de trânsito durante fiscalização em Umuarama.
Foto: PMU
Prefeitura de Umuarama divulga inscrições de concurso para agentes de trânsito
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 23 de julho de 2026 às 15h28 - Modificado em 23 de julho de 2026 às 16h18

A Prefeitura de Umuarama abriu concurso público para o cargo de agente de trânsito. O edital nº 082/2026 foi publicado nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial do Município, e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 24 de julho e 19 de agosto, exclusivamente pela internet, no site da Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (COGEPS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Ao todo, são ofertadas 10 vagas para provimento imediato, além de formação de cadastro de reserva, com salário de R$ 2.682,32. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O edital também prevê a reserva de 10% das vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 5% para pessoas com deficiência.

Requisitos e etapas

Para participar do concurso, é necessário ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias AB ou superior.

O processo seletivo será composto por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório:

  • Prova objetiva: 6 de setembro de 2026;
  • Teste de aptidão física: 27 de setembro de 2026.

A taxa de inscrição é de R$ 60 e poderá ser paga até o dia 20 de agosto. A inscrição somente será confirmada após a compensação do pagamento.

Quem pode pedir isenção

O edital prevê isenção da taxa entre 24 de julho e 6 de agosto para candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações:

  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
  • doadoras regulares de leite materno;
  • doadores de medula óssea;
  • doadores de sangue;
  • eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral que tenham prestado serviço eleitoral.

Prefeitura pretende reforçar fiscalização

Segundo o prefeito Fernando Scanavaca, o concurso atende à necessidade de ampliar o quadro de agentes de trânsito do município.

De acordo com ele, a contratação dos novos servidores deverá reforçar a fiscalização e a atuação nas ruas de Umuarama, tornando o trânsito mais seguro e o serviço prestado à população mais eficiente.

O edital completo está disponível no portal da Prefeitura de Umuarama, e as inscrições serão realizadas pelo sistema da COGEPS/Unioeste.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.