Foto: Prefeitura de Vila Maria
As fortes chuvas que provocam enchentes e transtornos em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul começam a avançar em direção ao Paraná, que já registra volumes expressivos de precipitação e está sob alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil informou nesta quarta-feira (22) que 143 municípios reportaram danos em decorrência das chuvas dos últimos dias. Até o momento, não há registro de mortes, mas 51 pessoas estão desabrigadas e outras 155 desalojadas.
O cenário mais preocupante está relacionado à elevação do Rio Taquari e de seus afluentes. O órgão gaúcho prevê uma situação mais crítica a partir da tarde desta quarta-feira, com alertas de risco muito alto para inundações em cidades como Encantado, Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Santa Tereza.
Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta enchentes, o avanço da frente fria já provoca temporais no Paraná.
De acordo com dados do Simepar, diversas cidades do Oeste e Sudoeste registraram volumes expressivos de chuva até as 10h30 desta quarta-feira. Os maiores acumulados foram observados em:
Em Foz do Iguaçu, diversas ruas ficaram alagadas e uma árvore caiu sobre a Avenida Brasil, atingindo parte do telhado de um quiosque e interditando a via temporariamente. Apesar dos transtornos, não houve registro de desabrigados ou desalojados.
Já em Francisco Beltrão, a Defesa Civil informou que choveu cerca de 72 milímetros em apenas quatro horas.
O Inmet emitiu um alerta de perigo para tempestades em praticamente todo o Paraná, válido até as 23h59 desta quarta-feira.
Segundo o órgão, há previsão de:
O mapa do instituto mostra que o aviso abrange grande parte do Estado, incluindo as regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
Em Umuarama, a chuva começou ainda durante a manhã e se intensificou no início da tarde desta quarta-feira. Conforme o Simepar, a previsão é de acumulado de até 46,4 milímetros ao longo do dia.
As pancadas devem se intensificar ao longo do dia, com maiores volumes de precipitação.
Diante do alerta, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
(Com informações Agência Brasil, Defesa Civil, Simepar e Inmet)
Após apelo da população e dos comerciantes, os tradicionais portais de luz voltarão a enfeitar…
O Corpo de Bombeiros de Umuarama realizou o combate a um incêndio em uma borracharia…
A Prefeitura de Umuarama está finalizando o projeto de um novo espaço de esporte, lazer…
Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos…
Uma equipe da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), do 25º Batalhão da Polícia…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oficializou nesta quinta-feira (22) a criação do…
Este site utiliza cookies
Saiba mais