Foto: Arquivo Pessoal

Brasil

Padre José Carlos Parra Pires é considerado Servo de Deus pelo Vaticano

Foto: Arquivo Pessoal
Padre José Carlos Parra Pires é considerado Servo de Deus pelo Vaticano
Redação
OBemdito
3 de dezembro de 2021 18h09

Conforme nos recorda o Concílio Vaticano II, todos os fiéis da Santa Igreja Católica somos chamados a ser santos. Nesse contexto são vários processos para chegar à canonização, recebendo primeiramente o título de Servo de Deus.

É chamado Servo de Deus o fiel católico cuja causa de beatificação e canonização foi iniciada e para o qual, em qualquer caso, é sempre necessária uma autêntica, difusa e duradoura “fama de santidade”, ou seja, a opinião comum de que sua vida foi íntegra, rica em virtudes cristãs e fecunda para a comunidade cristã.

E aqui na Diocese de Umuarama temos um Padre que serviu a Santa Igreja e viveu ricamente essas virtudes Cristãs. Estamos falando do Padre José Carlos Parra Pires, nascido na cidade de Maringá em 1954, porém incardinado na Diocese de Umuarama, onde foi ordenado Presbítero, por imposição das mãos do Bispo Dom José Maria Maimone, em 1988.

Assim que foi ordenado, assumiu como vigário na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, onde trouxe muitas pessoas afastadas para a Igreja, que se admiravam de seu jeito simples e contagiante de falar com aqueles que mais necessitavam de uma palavra.

Em janeiro de 1990 foi transferido como administrador da Paróquia São José, de Alto Piquiri, onde pregou firmemente o Evangelho, e tratava com amor os mais simples e necessitados. Padre José Carlos sempre foi desprendido de bens materiais, sempre viveu e pregou o amor à Virgem Maria.

Em abril do mesmo ano que chegou em Alto Piquiri, a caminho de uma missa, ele sofreu um acidente automobilístico na PR-861, entre a cidade de Alto Piquiri e o distrito de Mirante do Piquiri, onde hoje há uma capelinha para devoção, orações e peregrinações.

O Padre José Carlos sempre teve uma grande admiração e veneração, fazendo assim ser aberto o Inquérito Diocesano de Canonização em fevereiro de 2021, que contou com a presença do Postulador do Vaticano, o Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho OFMConv e os Padres da Diocese que fazem parte do Tribunal de Beatificação do Padre José Carlos.

O corpo do Padre José Carlos está enterrado no cemitério da Catedral de Umuarama, e quem tiver interesse de fazer uma visita ao túmulo pode entrar em contato com o Escritório Paroquial da Catedral. Também todas as segundas-feiras há um terço no seu túmulo realizado por um grupo de pessoas.

Quem tiver interesse em mais informações, comunicar graças alcançadas e santinhos, pode entrar em contato através dos telefones (44) 98418-7592, (44) 99966-8727 e (44) 98456-4338.

(Assessoria Diocese de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.