Achaditos em breve
Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Caso envolvendo ração para gatos gera polêmica no cemitério de Umuarama

Caso envolvendo ração para gatos gera polêmica no cemitério de Umuarama
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 20 de julho de 2026 às 17h30 - Modificado em 20 de julho de 2026 às 21h00

Uma situação envolvendo voluntários que alimentam gatos no Cemitério Municipal de Umuarama terminou com a dispensa de um funcionário terceirizado responsável pela limpeza do local. O episódio ocorreu na tarde da última sexta-feira (17) e foi registrado em vídeo pelas pessoas que realizam a distribuição de ração e água aos animais no dia.

As imagens mostram o trabalhador segurando um celular enquanto recolhe uma quantidade de ração e a lança na carroceria do veículo utilizado pela equipe de limpeza. Durante a gravação, ele também faz referências ao site OBemdito e incentiva que o vídeo seja enviado à redação.

“Vai lá, chama OBemdito. Mostra! Cadê OBemdito”, disse o funcionário.

O vídeo foi encaminhado ao site por voluntários que atuam no cuidado dos gatos que vivem no interior do cemitério. Segundo eles, a alimentação dos animais é realizada diariamente por meio de uma escala organizada entre os participantes da ação.

O que diz a Saau

Procurada pela reportagem, a presidente da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), Ana Polaquini, afirmou que não existe qualquer restrição para o fornecimento de ração e água aos gatos que permanecem no local.

Ela explicou que a entidade mantém um acordo com a Prefeitura de Umuarama para realizar a captura, castração e posterior devolução dos animais ao cemitério. Conforme Ana, há inclusive armadilhas específicas instaladas para facilitar esse trabalho.

“Há uma escala para a troca diária de ração e água no cemitério pelos voluntários”, afirmou Ana Polaquini.

Nota da prefeitura

Após ser questionada sobre o caso, a Prefeitura de Umuarama encaminhou nota oficial por meio da Secretaria de comunicação. No documento, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) informou que tomou conhecimento da ocorrência ainda na sexta-feira (17).

Segundo a Acesf, o episódio envolveu um funcionário terceirizado da empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos e um cidadão. A autarquia classificou o ocorrido como um caso isolado e informou que não concorda com a conduta adotada pelo trabalhador.

Ainda de acordo com a nota, a Acesf comunicou imediatamente a empresa terceirizada sobre o episódio. Como consequência, o funcionário foi dispensado de suas funções.

A administração municipal também destacou que não existe qualquer orientação para impedir que voluntários deixem água e ração aos gatos que vivem no Cemitério Municipal. A nota reforça que a alimentação dos animais é permitida e que a prática não sofre restrições por parte da autarquia.

Para preservar a identidade do trabalhador envolvido na ocorrência, o OBemdito desfocou a imagem e o vídeo antes da publicação. A medida foi adotada para evitar a exposição do funcionário, em respeito aos princípios éticos do jornalismo, já que o objetivo da reportagem é informar sobre os fatos, e não promover a identificação dos envolvidos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.